15/08/2022

Transfusão de sangue de animal velho em outro mais jovem causa envelhecimento

Com informações da New Scientist
Transfusão de sangue de velho em jovem causa envelhecimento
O experimento explica porque medicamentos conhecidos como senolíticos não funcionam.
[Imagem: Ok Hee Jeon et al. - 10.1038/s42255-022-00609-6]

Envelhecimento induzido

Fazer uma transfusão de sangue de camundongos mais velhos em camundongos jovens desencadeou rapidamente o envelhecimento nesses animais mais jovens, sugerindo que o envelhecimento celular não é apenas um caso de desgaste das células.

Existe uma hipótese de longa data de que conectar cirurgicamente um animal velho a um animal jovem causaria uma transferência de sangue que rejuvenesceria o animal mais velho.

Embora de fato o experimento beneficie o camundongo mais velho, os efeitos no animal jovem de se fazer a transfusão inversa não haviam sido medidos criteriosamente.

Para melhorar esse conhecimento, Irina Conboy e colegas da Universidade de Berkeley (EUA) fizeram transfusões de sangue entre camundongos jovens e velhos, de modo que aqueles com 3 meses de idade receberam sangue de animais que estavam se aproximando dos 2 anos de idade.

Duas semanas depois, os camundongos jovens apresentaram um aumento significativo no número de células senescentes - células no fígado, rins e músculos que são danificadas e param de se dividir, mas não morrem. Essas células se acumulam como parte normal do envelhecimento, começando após alguns anos de vida nas pessoas.

Testes de força também revelaram que os camundongos jovens ficaram mais fracos depois de receber o sangue dos roedores mais velhos.

Por que os senolíticos não funcionam

No geral, os resultados indicam que as células senescentes podem ser induzidas em animais jovens fora do envelhecimento cronológico.

"A senescência celular é apenas parte do processo de envelhecimento," diz Irina. "Isso abre novos horizontes e ajuda a explicar por que os senolíticos [medicamentos que limpam as células senescentes do corpo] em ensaios clínicos até agora tiveram menos sucesso do que as pessoas esperavam."

O experimento também pode ajudar pesquisadores que estão tentando resolver os problemas de saúde do envelhecimento, acrescentou a pesquisadora.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Systemic induction of senescence in young mice after single heterochronic blood exchange
Autores: Ok Hee Jeon, Melod Mehdipour, Tae-Hwan Gil, Minha Kang, Nicholas W. Aguirre, Zachery R. Robinson, Cameron Kato, Jessy Etienne, Hyo Gyeong Lee, Fatouma Alimirah, Vighnesh Walavalkar, Pierre-Yves Desprez, Michael J. Conboy, Judith Campisi, Irina M. Conboy
Publicação: Nature Metabolism
DOI: 10.1038/s42255-022-00609-6
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Rejuvenescimento

Sistema Circulatório

Cirurgias

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.