04/11/2013

Tratamento da hepatite C no Brasil é apresentado em congresso nos EUA

Cristina Indio do Brasil - Agência Brasil

Os bons resultados do tratamento de pacientes que sofrem de hepatite C com os inibidores da enzima protease é um dos temas que médicos especialistas na doença discutem no 64° Congresso da Associação Americana de Estudo das Doenças do Fígado, em Washington, nos Estados Unidos.

O Brasil está incluído nos estudos e há pacientes atendidos no Sistema Único de Saúde (SUS) recebendo os medicamentos.

"A chance de cura dos pacientes no Brasil hoje é um fato real, não é mais uma expectativa", destacou o infectologista responsável pelo Ambulatório de HIV e Hepatites Virais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Paulo Abrão, em entrevista à Agência Brasil.

Segundo o especialista, será apresentado no encontro um trabalho feito com quase 2.000 pacientes. Desses, cerca de 120 são brasileiros que utilizam, entre as medicações, o telaprevir.

"Nesse trabalho vai ser mostrado que, no mesmo perfil de pacientes que a gente trata no SUS no Brasil, que são os com cirrose e fibrose 3 e 4, a chance de cura é altíssima, gira em torno de 70%. Esse trabalho vai ser mostrado corroborando as ações que os especialistas que trabalham no SUS implementaram", ressaltou Abrão.

O médico explicou que atualmente, em todo o mundo, cerca de 170 milhões de pessoas têm hepatite C. No Brasil, há entre 2 milhões e 3 milhões de casos. Muitos nem sabem que têm a doença, porque não houve o diagnóstico.

O especialista acrescentou que, no Brasil, os pacientes em estado mais grave recebem, nos 130 centros de atendimento existentes no país, quatro medicamentos no tratamento da hepatite.

"Além desses medicamentos que o Brasil já incorporou, estão vindo outros que vão permitir a erradicação da hepatite C no país. Estamos na vanguarda", disse, ao acrescentar que o Brasil é um dos países mais avançados em termos de saúde pública e acesso às medicações.

Esteato-hepatite

O médico chamou a atenção ainda para a importância das discussões que vão ocorrer no congresso em Washington sobre a esteato-hepatite, conhecida como doença gordurosa do fígado. Ele explicou que, com o avanço da obesidade no Brasil, essa é uma preocupação dos especialistas.

"Como na população a obesidade tem sido cada vez mais frequente, a gordura também se concentra no fígado e às vezes pode levar o paciente também à cirrose", esclareceu.

De acordo com o especialista, ainda não há um medicamento específico para combater essa doença, mas o começo do tratamento é redução do peso. "Hoje sabemos que esse indivíduo tem que perder peso, fazer atividade física, ter dieta saudável e talvez usar alguns medicamentos que estão sendo estudados, para reduzir o nível de gordura no fígado. No congresso, vão ser apresentados vários estudos sobre a doença. Já tem atendimento para esse tipo de paciente no SUS, embora o tratamento ainda esteja em estudo, mesmo nos Estados Unidos e na Europa não existe nada disponível ainda", disse.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Tratamentos

Saúde Pública

Desenvolvimento de Medicamentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.