29/07/2022

Unicamp desenvolve implantes médicos com defesa contra infecções

Redação do Diário da Saúde
Unicamp desenvolve implantes médicos com defesa contra infecções
Peças antes do revestimento, durante e depois do processo desenvolvido na Unicamp (esq.). Ao lado, imagem de microscópio mostra a difusão do cobre no titânio promovida pelo método (direita).
[Imagem: Luiz Antônio Côco]

Implante bioativo

Uma equipe de pesquisadores da Unicamp inverteu a lógica do desenvolvimento de biomateriais para implantes metálicos e, com isso, criou uma nova tecnologia: Um implante bioativo, capaz de desativar vírus e matar bactérias.

O material é funcionalizado com um revestimento à base de cobre, um filme fino, com espessura 15 vezes menor do que a de um fio de cabelo.

O revestimento é biocompatível e previne a contaminação do material por microrganismos, causadores de infecções como a osteomielite, que afeta os ossos, e a peri-implantite, no caso de próteses dentárias.

Ligas metálicas biomédicas com adição de cobre e prata não são uma novidade, mas, em vez de misturar o cobre de forma homogênea na liga, os pesquisadores recobriram os implantes quando eles estavam praticamente prontos. Desse modo, não é necessário alterar a matéria-prima utilizada, como titânio e outras ligas comerciais.

"Não é preciso modificar as linhas de produção da indústria. Basta a empresa incorporar a nova etapa ao processo de fabricação já utilizado," explicou o professor Éder Lopes.

O revestimento poderá ser incluído, por exemplo, em implantes permanentes, como os ortopédicos, e nos parafusos de titânio utilizados por dentistas para substituir a raiz de dentes.

O próximo passo será testar os implantes bioativos em modelos animais e humanos, mas os pesquisadores já estão procurando empresas interessadas em explorar a tecnologia.

"Estamos traçando um protocolo para ensaios in vivo. Se tivermos uma empresa que invista nos testes, podemos acelerar o processo de validação, necessário para que a tecnologia chegue ao mercado," disse Éder.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Implantes

Próteses

Infecções

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.