07/11/2019

Vasos sanguíneos impressos em 3D integram-se em cobaias vivas

Site Inovação Tecnológica
Vasos sanguíneos impressos em 3D integram-se em cobaias vivas
Os vasos sanguíneos biomiméticos foram implantados com êxito em animais de laboratório.
[Imagem: Gao et al. - 10.1063/1.5099306]

Vasos sanguíneos impressos em 3D

Desde os primeiros passos da fabricação aditiva, os pesquisadores se deram conta do potencial da impressão 3D para fabricar tecidos biomiméticos, incluindo vasos sanguíneos.

Agora os resultados já são muito melhores, com uma bioimpressora 3D conseguindo fabricar um vaso sanguíneo totalmente funcional e capaz de se integrar a um tecido vivo.

As biotintas usadas na impressão foram formuladas a partir de células musculares lisas de uma aorta humana e células endoteliais de uma veia umbilical.

Isso permitiu criar uma arquitetura de camada dupla que superou qualquer tecido biomimético projetado até agora, aproximando os vasos sanguíneos impressos em 3D de várias etapas fundamentais para seu uso clínico.

Os vasos sanguíneos fabricados artificialmente foram enxertados como aortas abdominais em seis ratos. Nas semanas seguintes, os cientistas observaram uma transformação na qual os fibroblastos dos animais formaram uma camada de tecido conjuntivo na superfície do implante, integrando o vaso enxertado como parte do tecido vivo existente.

"O vaso sanguíneo artificial é uma ferramenta essencial para salvar pacientes que sofrem de doenças cardiovasculares. Existem produtos em uso clínico feitos de polímeros, mas eles não têm células vivas e funções vasculares. Queríamos sintetizar um enxerto de vasos sanguíneos vivo e funcional," disse Ge Gao, da Universidade de Ciência e Tecnologia de Pohang, na Coreia do Sul.

A equipe planeja continuar desenvolvendo o processo para aumentar a força dos vasos sanguíneos, para deixá-los a par com a resistência das artérias coronárias humanas. Eles também planejam realizar uma avaliação a longo prazo dos enxertos vasculares, observando o que acontece à medida que as veias artificiais continuam se desenvolvendo no local e se transformando em tecido real no ambiente implantado.

Fonte: Vasos sanguíneos impressos em 3D integram-se em cobaias vivas

Checagem com artigo científico:

Artigo: Tissue-engineering of vascular grafts containing endothelium and smooth-muscle using triple-coaxial cell printing
Autores: Ge Gao, Hyeok Kim, Byoung Soo Kim, Jeong Sik Kong, Jae Yeon Lee, Bong Woo Park, Suhun Chae, Jisoo Kim, Kiwon Ban, Jinah Jang, Hun-Jun Park, Dong-Woo Cho
Publicação: Applied Physics Reviews
Vol.: 6, 041402
DOI: 10.1063/1.5099306
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Implantes

Sistema Circulatório

Coração

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.