18/09/2019

Ventiladores fazem bem - menos em condições muito secas

Redação do Diário da Saúde
Ventiladores fazem bem - menos em condições similares a um deserto
Os ventiladores foram prejudiciais em todas as medidas em condições muito quentes e secas.
[Imagem: CC0 Public Domain/Pixabay]

Índice de calor

Que mal pode haver em usar um ventilador nos dias mais quentes?

A segurança e a eficácia dos ventiladores, seja no verão ou durante as ondas de calor das outras estações, dependem do clima e basear os conselhos de saúde pública em métricas meteorológicas comuns pode ser enganoso, dizem pesquisadores da Universidade de Sydney (Austrália).

Os resultados coletados por Nathan Morris e Ollie Jay na verdade questionam as diretrizes atuais da maioria das autoridades de saúde pública, incluindo a Organização Mundial de Saúde, que sugerem que os ventiladores podem não ser benéficos quando a temperatura subir acima de 35 graus Celsius, assim como recomendações baseadas em índices de calor.

Os pesquisadores simularam condições de ondas de calor para examinar o efeito do uso dos ventiladores elétricos sobre a temperatura central de um indivíduo, a tensão cardiovascular, o risco de desidratação e os níveis de conforto.

O índice de calor é uma métrica meteorológica comumente usada para expressar tanto a temperatura do ar quanto a umidade relativa. Ele foi idealizado para ajudar a informar como as condições de um clima quente afetam uma "pessoa média".

Ventiladores são benéficos - quase sempre

Os resultados mostram que, em uma condição quente e úmida, com um índice de calor de 56 °C - um índice de calor, e não uma temperatura -, os ventiladores baixaram a temperatura nuclear e a tensão cardiovascular, além de melhorar o conforto térmico.

No entanto, os ventiladores foram prejudiciais em todas as medidas em condições muito quentes e secas, apesar de um índice de calor mais baixo de 46 °C.

"Nossos resultados sugerem que, sob condições ambientais que representam a grande maioria das ondas de calor nos Estados Unidos e na Europa, os ventiladores devem ser recomendados e as diretrizes emitidas pela maioria das autoridades de saúde pública são desnecessariamente conservadoras," disse Jay. "É somente quando a temperatura do ar é muito alta e a umidade é muito baixa que os ventiladores são prejudiciais, o que pode ser visto em condições áridas."

Checagem com artigo científico:

Artigo: The Effects of Electric Fan Use Under Differing Resting Heat Index Conditions: A Clinical Trial
Autores: Nathan B. Morris, Timothy English, Lily Hospers, Anthony Capon, Ollie Jay
Publicação: Annals of Internal Medicine
DOI: 10.7326/M19-0512
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Cuidados com a Pele

Higiene Pessoal

Qualidade de Vida

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.