09/09/2011

Victoza não é indicado para emagrecimento, diz Anvisa

Redação do Diário da Saúde
Anvisa alerta que Victoza não é indicado para emagrecimento
O alerta foi feito em resposta a uma reportagem veiculada pela revista Veja, citando o uso do medicamento para diabetes como emagrecedor.
[Imagem: Anvisa]

Victoza

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu uma nota de alerta sobre o uso do medicamento Victoza para emagrecimento.

O Victoza é aprovado para uso específico para o tratamento do diabetes.

O alerta foi feito em resposta a uma reportagem veiculada ontem pela revista Veja, intitulada "Parece Milagre", citando o uso do medicamento para emagrecimento.

Liraglutida

Segundo a Anvisa, o Victoza é um produto biológico, constituído por uma molécula de alta complexidade, contendo o princípio ativo chamado liraglutida.

"O medicamento, fabricado pelo laboratório Novo Nordisk, foi aprovado pela Anvisa para comercialização no Brasil em março de 2010, com a finalidade de uso específico no tratamento de diabetes tipo 2. Portanto, seu uso não é indicado para emagrecimento," disse a agência.

Além disso, o Victoza é um medicamento novo, sujeito a regras específicas por um período de cinco anos, uma vez que ainda não são conhecidos todos os seus efeitos, havendo a possibilidade de ocorrência de "eventos adversos imprevisíveis ou desconhecidos".

Este alerta conta na bula do medicamento.

Efeitos colaterais do Victoza

Já se sabe que o Victoza provoca "alteração da função renal" como efeito colateral adverso.

"Nos estudos clínicos do registro e nos relatórios apresentados à Anvisa foram relatados eventos adversos associados ao Victoza, sendo os mais frequentes: hipoglicemia, dores de cabeça, náusea e diarreia.

"Além destes eventos, destacam-se outros riscos, tais como: pancreatite, desidratação e alteração da função renal e distúrbios da tireoide, como nódulos e casos de urticária," diz a nota da Anvisa.

Não há qualquer estudo que comprove a eficácia ou a segurança do medicamento para redução de peso e tratamento da obesidade.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Medicamentos

Dietas e Emagrecimento

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.