17/09/2007

Virologistas do mundo todo discutirão medicina tropical na Amazônia

Thiago Romero

Vírus emergentes

Reforçar as interações entre instituições nacionais e internacionais que atuam na área de virologia e favorecer o intercâmbio de pesquisas e pesquisadores da área, em particular em viroses emergentes que afetam ou poderão afetar a região amazônica.

Essa é a proposta central do curso Emerging Viruses: Global Approaches and Specificities of the Amazon Region (Vírus emergentes: abordagens globais e especificidades da região amazônica), que será realizado de 17 de novembro a 7 de dezembro, em Porto Velho (RO).

Medicina tropical

Outro objetivo é formar e treinar jovens pesquisadores na área de medicina tropical. O evento faz parte dos projetos de colaboração do Instituto Pasteur de Paris com instituições cientificas da América do Sul, por meio da Associação Amsud, sediada no Uruguai.

Centros de virologia

Estarão reunidos virologistas conhecidos mundialmente, originários de instituições estrangeiras como o Instituto Pasteur de Paris e de Cayenne, o Instituto Nacional de Saúde e da Pesquisa Médica (Inserm), também na França, o Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC), nos Estados Unidos, e as universidades de Montreal, Madri, Buenos Aires e Montevidéu.

Das instituições brasileiras, estarão presentes especialistas do Instituto Evandro Chagas, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Instituto de Pesquisas em Patologias Tropicais (Ipepatro), do Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer, da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Evolução dos vírus

Entre os temas que serão abordados em seminários, mesas-redondas e práticas de laboratório estão "Virus evolution and diversification", "Phylogeny of viruses", "Coordinating virus watch in South America", "Alert and responsiveness to emerging virus infections", "Mosquitos as hosts for viruses", "Flaviviruses circulating in Guiana", "Bat-transmitted human rabies in Brazilian Amazon", "Chronic HPV infection and its prevention by vaccine", "Host range restriction of the influenza haemaggluttinin" e "Vaccine against rotavirus".

Organizam o encontro uma comissão composta de pesquisadores do Instituto Pasteur, do Instituto de Pesquisas em Patologias Tropicais (Ipepatro) e da Fiocruz.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Vírus

Prevenção

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.