30/08/2016

Vovôs e vovós não temem tecnologia e usam mídias sociais

Redação do Diário da Saúde
Vovôs e vovós não temem tecnologia e usam mídias sociais
Apesar da preocupação com uma eventual exclusão digital dos idosos, a tecnologia não amedronta os vovôs. De qualquer forma, estudos mostram que as pessoas sabem que as mídias sociais não são o mesmo que interação social.
[Imagem: Paola Peralta/Wikimedia]

Tô ligado

Ao contrário do que se ouve e lê frequentemente na imprensa, os idosos usam e desfrutam muito bem das novas tecnologias digitais.

Isto inclui comunicações por correio eletrônico, uso do celular, troca de mensagens instantâneas, sites de relacionamento e outras formas de tecnologia social.

E não apenas isso: Mais do que participar, essa "conexão" on-line representa um redutor na sensação de solidão dos idosos e até mesmo melhora sua saúde.

Em outras palavras, parece não haver uma exclusão digital quando se trata dos adultos mais velhos.

"Os idosos acreditam que os benefícios das mídias sociais superam em muito os custos e os desafios da tecnologia. E o uso dessa tecnologia beneficia a sua saúde física e mental ao longo do tempo," atesta William Chopik, professor de psicologia da Universidade do Estado de Michigan (EUA).

Conectado como jovem

Chopik e sua equipe analisaram dados de centenas de voluntários, com idade média de 68 anos. As tecnologias sociais analisadas incluíram e-mail; redes sociais, como Facebook e Twitter; vídeo ou telefonemas online, como Skype; bate-papo online e mensagens instantâneas; e uso de smartphones.

Mais de 95% dos participantes disseram estar "um pouco" ou "muito" satisfeitos com a tecnologia, enquanto 72% disseram que não se opor à aprendizagem de novas tecnologias - além das que eles já usam.

"Apesar da atenção que o fosso digital tem atraído nos últimos anos, uma grande proporção dos adultos mais velhos usa a tecnologia para manter as suas redes sociais e facilitar suas vidas," disse Chopik. "Na verdade, pode haver partes da população mais velha que usam a tecnologia tão frequentemente quanto os adultos mais jovens."

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Terceira Idade

Relacionamentos

Rejuvenescimento

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.