22/01/2016

Zika consegue ultrapassar placenta durante gestação

Com informações da Agência Brasil

Aborto retido

Cientistas do Instituto Carlos Chagas (Fiocruz Paraná) confirmaram que o vírus zika consegue ultrapassar a placenta durante a gestação.

A infecção em mulheres grávidas é suspeita de provocar um aumento nos casos de microcefalia registrados no país.

A análise foi feita a partir de amostras de uma paciente na Região Nordeste que sofreu um aborto retido (quando o feto para de se desenvolver dentro do útero) na oitava semana de gravidez, após apresentar sintomas de infecção pelo vírus zika.

De acordo com o instituto, amostras da placenta passaram por exames capazes de verificar uma infecção por vírus do mesmo gênero do zika, como dengue, chikungunya e febre amarela. Os resultados foram positivos e confirmaram a presença de proteínas virais nas células placentárias.

Transmissão intrauterina

A seguir, amostras do tecido que apresentavam alterações morfológicas foram retiradas e utilizadas para análise por técnicas moleculares. O exame confirmou a infecção de células da placenta pelo zika e também a transmissão placentária.

Uma das possibilidades levantadas pelos pesquisadores da Fiocruz é que o vírus pode estar usando a capacidade migratória dessas células para alcançar vasos fetais.

"Embora não possamos relacionar esses achados com os casos de microcefalia e outras alterações congênitas, esse resultado confirma de modo inequívoco a transmissão intrauterina do vírus zika, além de contribuir na aquisição de conhecimento sobre sua biologia e interação com células do hospedeiro e auxiliar no delineamento de estratégias antivirais que visem a bloquear o processo de infecção e/ou transmissão", explicou a virologista Cláudia Nunes dos Santos.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Vírus

Gravidez

Neurociências

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.