21/09/2012

Acupuntura supera placebo e remédios contra dor crônica

Redação do Diário da Saúde
Acupuntura supera placebo e remédios contra dor crônica
A redução da dor pela acupuntura foi significativamente superior aos demais métodos.
[Imagem: Wikimedia]

Agulhas contra a dor

A acupuntura é um tratamento efetivo contra a dor crônica, segundo um novo estudo que comparou a acupuntura com um placebo e com os cuidados farmacológicos tradicionais para a condição.

Pesquisadores britânicos e norte-americanos analisaram dados de pacientes individualmente.

Esta técnica permite aferir resultados estatisticamente mais significativos.

Eles mediram a eficácia da acupuntura para aliviar a dor crônica associada com dor lombar crônica, dor no pescoço, osteoartrite, dor nos ombros e dor de cabeça crônica.

Melhor que placebo e tratamento farmacológico

Os estudos compararam o benefício no alívio da dor da acupuntura em relação ao tratamento usual sozinho e à acupuntura simulada (placebo), em que as agulhas são postas levemente sobre a pele ou em pontos não ligados à dor.

Em todos os casos, a redução da dor pela acupuntura foi significativamente superior aos demais métodos.

De acordo com Andrew Vickers, do Centro Memorial de Câncer Sloan-Kettering, muitos dos cerca de três milhões de norte-americanos adultos que recebem tratamentos com acupuntura todos os anos usam-no para aliviar a dor crônica, mas o impacto clínico dessa terapia nunca havia sido convincentemente demonstrada.

"Há poucos tratamentos para a dor crônica sustentados por dados de pacientes individuais, resultados de uma meta-análise como a nossa, que usou um grande número de doentes que participaram de estudos randomizados de alta qualidade, e esperamos que estes resultados fundamentem futuras decisões clínicas e políticas para a acupuntura," disse Vickers.

Recomendações da acupuntura

George Lewith, coautor do estudo, acredita que essas "conclusões definitivas" trarão reconhecimento para a acupuntura como um tratamento, e incentivem os médicos a recomendá-la como um tratamento seguro e eficaz.

"A acupuntura é um tratamento que não é prontamente recomendado pelos clínicos mas estes resultados confirmam que os efeitos da acupuntura são benéficos para os doentes," avalia ele.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Acupuntura

Dores Crônicas

Terapias Alternativas

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.