16/05/2023

Parem de usar adoçantes, inclusive para perder peso, diz OMS

Redação do Diário da Saúde
Adoçantes não devem ser usados por quem quer perder peso, diz OMS
Além de não trazer benefícios, os adoçantes trazem riscos à saúde.
[Imagem: OMS]

Adoçante não ajuda a perder peso

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma nova diretriz sobre o uso dos adoçantes, que recomenda contra seu uso para controlar o peso corporal ou reduzir o risco de doenças não transmissíveis.

Em termos simples, se você está tentando perder peso, não use adoçantes.

"Substituir açúcares livres por adoçantes não-açucarados não ajuda no controle de peso a longo prazo. As pessoas precisam considerar outras maneiras de reduzir a ingestão de açúcares livres, como consumir alimentos com açúcares naturais, como frutas, ou alimentos e bebidas sem açúcar," disse Francesco Branca, diretora de nutrição e segurança alimentar da OMS. "Os adoçantes não são fatores dietéticos essenciais e não têm valor nutricional. As pessoas devem reduzir completamente a doçura da dieta, começando cedo na vida, para melhorar sua saúde."

A recomendação se aplica a todas as pessoas, exceto indivíduos com diabetes pré-existente, e inclui todos os adoçantes não nutritivos sintéticos e naturais ou modificados que não são classificados como açúcares, encontrados em alimentos e bebidas industrializados ou vendidos isoladamente para serem adicionados a alimentos e bebidas.

Os adoçantes mais comuns incluem acesulfame K, aspartame, advantame, ciclamatos, neotame, sacarina, sucralose, estévia e derivados de estévia.

Não ajuda e traz riscos

A recomendação é baseada nos resultados de uma revisão sistemática dos estudos científicos disponíveis, que indicam que o uso de adoçantes não confere nenhum benefício a longo prazo na redução da gordura corporal em adultos ou crianças.

Além disso, os estudos mostram que pode haver efeitos indesejáveis do uso prolongado de adoçantes, como um risco aumentado de diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e mortalidade em adultos.

A recomendação não se aplica a produtos de higiene pessoal que contenham adoçantes, como creme dental, creme para a pele e medicamentos, ou a açúcares de baixa caloria e álcoois de açúcar (polióis), que são açúcares ou derivados de açúcares que contêm calorias e, portanto, não são considerados adoçantes não-açucarados.

A diretriz da OMS sobre os adoçantes faz parte de um conjunto de diretrizes - algumas já existentes e outras que serão divulgadas futuramente - sobre dietas saudáveis, que visa estabelecer hábitos alimentares saudáveis ao longo da vida, melhorar a qualidade da dieta e diminuir o risco de doenças não transmissíveis em todo o mundo.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Nutrient-Content Claims - Guidance or Cause for Confusion?
Autores: Allison C. Sylvetsky, William H. Dietz
Publicação: The New England Journal of Medicine
Vol.: 371:195-198
DOI: 10.1056/NEJMp1404899
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Alimentação e Nutrição

Dietas e Emagrecimento

Higiene Pessoal

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.