30/04/2009

Adolescentes usam maconha como remédio para problemas emocionais

Redação do Diário da Saúde
Adolescentes usam maconha como remédio para problemas emocionais

[Imagem: Hendrike/Wikimedia Commons]

Maconha como medicamento

Quando as terapias tradicionais os deixam de baixo astral, alguns adolescentes voltam-se para a maconha. Esta é a conclusão de um novo estudo publicado no jornal médico Substance Abuse, Treatment, Prevention and Policy.

Segundo a pesquisa, cerca de um terço dos adolescentes que fumam maconha regularmente estão na verdade usando a droga como medicação e não como um meio de se sentir bem ou "descolado".

A pesquisadora canadense Joan Bottorff entrevistou 63 adolescentes usuários de maconha. Destes, 20 afirmaram usar a cannabis para curar ou controlar problemas de saúde.

Quando os tratamentos médicos falham

"A marijuana é tida por alguns jovens como a única alternativa disponível para pessoas que têm problemas de saúde sérios quando os tratamentos médicos legítimos falharam ou quando eles não têm acesso aos tratamentos médicos adequados," diz a pesquisadora.

Os principais problemas alegados pelos jovens foram problemas emocionais, incluindo depressão, ansiedade e estresse, dificuldades para dormir, falta de concentração e dores crônicas.

As experiências dos adolescentes com o sistema médico tradicional foram totalmente negativas.

"Os jovens para os quais tinham sido receitados medicamentos como Ritalin, Prozac ou pílulas para dormir, pararam de usá-los porque eles não gostaram da forma como essas drogas os fizeram se sentir ou descobriram que elas não produziam resultados. Para esses jovens, o objetivo de fumar maconha não é especificamente ficar 'alto' ou 'ligado'," dizem os pesquisadores.

Drogas não fazem bem

Os cientistas enfatizam que as necessidades médicas não atendidas são o elemento chave de suas descobertas.

Em contraste com os desagradáveis efeitos colaterais dos medicamentos prescritos, e das longas e ineficazes terapias, a maconha oferece a esses adolescentes um alívio imediato para uma grande variedade de problemas de saúde.

É claro que a maconha não é completamente isenta de problemas, mas um dos respondentes acentuou: "Ela não faz bem para você, mas McDonald's e uma série de outras coisas também não fazem."

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Drogas Lícitas

Vícios

Cuidados com a Família

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.