22/07/2016

Antidepressivo é tratamento para problemas no casamento?

Redação do Diário da Saúde

Antidepressivo sem diagnóstico

Os psiquiatras quase sempre respondem com receitas de antidepressivos quando seus pacientes se queixam de problemas no casamento.

Esta conclusão surpreendente é de um levantamento cobrindo 20 anos de estudos sobre o tema, feito pela equipe do professor Jonathan Metzl, da Universidade de Vanderbilt (EUA).

Ocorre que a suposição de que pessoas que estão tendo problemas com seus casamentos estão sofrendo de depressão não tem suporte na forma como a depressão é definida medicamente.

Antidepressivo para problemas conjugais

A equipe afirma que esse padrão de receitar antidepressivos para problemas conjugais tornou-se particularmente proeminente após o advento dos inibidores seletivos da recaptação da serotonina e da forte publicidade farmacêutica que se difundiu a partir dos anos 1980 e 1990.

Mas as mulheres e os homens com problemas de casamento "têm pouca ligação com os atuais critérios do DSM [Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais] para depressão, e muito mais a ver com a maneira como a sociedade pensa que homens e mulheres devem se comportar," disse Metzl.

Os resultados foram publicados no Yale Journal of Biology and Medicine.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Relacionamentos

Ética

Medicamentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.