Epilepsia fotossensível
Um anúncio da fabricante de automóveis francesa Citroen foi retirado do ar depois de causar sintomas epilépticos em telespectadores.
O anúncio, veiculado na Europa, apresenta imagens da palavra Yes (Sim) piscando e em rápidas sucessões.
Durante o anúncio, a mesma palavra aparece 304 vezes em toda a tela, escrita em preto e branco.
Diretrizes de anúncios
Pelo menos dez pessoas relataram o surgimento de sintomas associados com a epilepsia foto-sensível.
Ao menos um telespectador teria sofrido um ataque, segundo informações da BBC.
As autoridades de saúde e as próprias entidades de automonitoramento do setor de propaganda do Reino Unido concordaram que o anúncio "viola as diretrizes atuais".
Desenho animado
O mesmo fenômeno aconteceu há alguns anos no Japão, quando um grande número de crianças foi hospitalizado depois de assistir um desenho animado com imagens piscantes e em rápidas sucessões.
O comercial da Citroen foi retirado do ar e não poderá mais ser apresentado em sua forma atual.
Ver mais notícias sobre os temas: | |||
Olhos e Visão | Cérebro | Sistema Nervoso | |
Ver todos os temas >> |
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.