09/11/2023

Aparelho de eletrocardiograma de vestir monitora coração continuamente

Redação do Diário da Saúde
Aparelho de eletrocardiograma de vestir poderá ser usado em casa
O objetivo é facilitar o monitoramento dos pacientes com riscos de ataques cardíacos.
[Imagem: Peter Francis/Mathew Elango]

Eletrocardiograma de vestir

Um novo sensor de eletrocardiograma (ECG) compacto, leve, sem gel e à prova d'água oferece mais conforto e menos irritação da pele, em comparação com os aparelhos de monitoramento cardíaco hoje usados em laboratórios e hospitais.

Mais do que isso, o aparelho é minúsculo, pesando apenas 10 gramas, o que significa que ele se enquadra na categoria dos "equipamentos de vestir", que prometem levar o monitoramento de saúde a um novo patamar, tornando-o disponível virtualmente em qualquer lugar e em tempo integral.

E os ECGs (eletrocardiogramas) são uma ferramenta crucial porque ajudam a controlar doenças cardiovasculares.

"Quase metade das pessoas que sofrem ataques cardíacos não percebem o que está acontecendo até que seja tarde demais," disse Peter Elango, da Universidade RMIT (Austrália). "Meu sonho é um mundo com zero ataques cardíacos evitáveis."

Aparelho de eletrocardiograma de vestir poderá ser usado em casa
A equipe vislumbra que seu aparelho será útil em múltiplas situações.
[Imagem: Peter Francis/Mathew Elango]

Eletrodos secos

Após extensa experimentação, a equipe descobriu que um design hexagonal é a "fórmula mágica", permitindo que o sensor se adapte à natureza curva da pele e aos estilos de vida ativos, além de capturar com mais precisão os sinais de ECG, em comparação com outros dispositivos vestíveis no mercado.

"Os dispositivos de ECG vestíveis disponíveis comercialmente são geralmente volumosos, pesados e possuem 12 eletrodos 'úmidos' conectando o paciente ao dispositivo, enquanto nossa invenção pode caber na palma da sua mão," disse o professor Madhu Bhaskaran. "O dispositivo tem apenas três eletrodos 'secos' que são quase invisivelmente finos, podem detectar até os mais leves sinais de um coração em perigo e também podem ser reciclados."

Os eletrodos úmidos contêm um gel condutor para aumentar os sinais cardíacos, enquanto os eletrodos secos não precisam desse gel para funcionar de maneira eficaz, sendo portanto mais fáceis de usar e mais confortáveis.

A equipe já está em negociação com empresas interessadas em colocar o novo aparelho no mercado.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Dry electrode geometry optimization for wearable ECG devices
Autores: Peter Francis, Mathew Elango, Shanmuga Sundar Dhanabalan, Md Rokunuzzaman Robel, Sherly Pushpam Elango, Sumeet Walia, Sharath Sriram, Madhu Bhaskaran
Publicação: Applied Physics Reviews
Vol.: 10, 041408
DOI: 10.1063/5.0152554
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Equipamentos Médicos

Exames

Coração

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.