30/10/2023

Aparelho gera visão via som para cegos

Redação do Diário da Saúde
Aparelho gera
Membro da equipe de pesquisa, que é cega, usa o toque acústico para localizar e alcançar um item na mesa.
[Imagem: Lil Deverell]

Toque acústico

Pesquisadores australianos desenvolveram uma tecnologia baseada em sons que ajuda as pessoas cegas ou com baixa visão a "verem" usando o som.

A tecnologia sônica, batizada de "toque acústico", é diferente das técnicas baseadas em ecolocalização, em que a própria pessoa treina para ouvir estalidos emitidos com a língua.

A ideia aqui é criar óculos inteligentes que traduzam informações visuais em ícones sonoros distintos.

"Os óculos inteligentes normalmente usam visão computacional e outras informações sensoriais para traduzir o ambiente do usuário em fala sintetizada por computador.

"No entanto, a tecnologia de toque acústico sonifica os objetos, criando representações sonoras únicas à medida que eles entram no campo de visão do dispositivo. Por exemplo, o som do farfalhar das folhas pode significar uma planta, ou um zumbido pode representar um telefone celular," explicou o professor Chin-Teng Lin, da Universidade de Tecnologia de Sydney.

Navegação por sons

Os pesquisadores testaram o dispositivo com 14 participantes: Sete indivíduos com cegueira ou baixa visão e sete indivíduos com visão vendada, que serviram como grupo de referência.

O dispositivo vestível equipado com tecnologia de toque acústico melhorou significativamente a capacidade dos indivíduos cegos ou com baixa visão para reconhecer e alcançar objetos, sem exigir muito esforço mental.

"O feedback auditivo permite aos usuários identificar e alcançar objetos com precisão notável," disse Zhu. "Nossos resultados indicam que o toque acústico tem o potencial de oferecer um método eficaz e vestível de aumento sensorial para a comunidade com deficiência visual."

Com os avanços planejados pela equipe, a tecnologia de toque acústico poderá tornar-se parte integrante das tecnologias assistivas, dando suporte aos indivíduos para desfrutar de seu ambiente de forma mais eficiente e eficaz do que nunca.

Checagem com artigo científico:

Artigo: An investigation into the effectiveness of using acoustic touch to assist people who are blind
Autores: Howe Yuan Zhu, Shayikh Nadim Hossain, Craig Jin, Avinash K. Singh, Minh Tran Duc Nguyen, Lil Deverell, Vincent Nguyen, Felicity S. Gates, Ibai Gorordo Fernandez, Marx Vergel Melencio, Julee-anne Renee Bell, Chin-Teng Lin
Publicação: PLoS ONE
DOI: 10.1371/journal.pone.0290431
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Equipamentos Médicos

Robótica

Olhos e Visão

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.