Aplicativos de meditação
Você tem um aplicativo de meditação no seu celular, computador ou dispositivo vestível? Bem, você não está sozinho.
Existem milhares de aplicativos de meditação disponíveis, e os 10 principais já foram baixados mais de 300 milhões de vezes. Além disso, estudos iniciais com essas plataformas digitais de meditação mostram que mesmo o uso relativamente breve pode trazer benefícios, desde a redução da depressão, ansiedade e estresse até a melhora dos sintomas de insônia.
Mas os professores David Creswell (Universidade Carnegie Mellon) e Simon Goldberg (Universidade Wisconsin-Madison) queriam mais detalhes, e então fizeram uma revisão de todos os artigos científicos que já investigaram o uso dos aplicativos de meditação, tanto para checar a qualidade dos estudos, quanto para verificar a robustez dos resultados e os benefícios auferidos.
De fato, a dupla encontrou evidências significativas dos ganhos do uso dos aplicativos de meditação para os pacientes.
A maior conclusão, porém, é que os aplicativos de meditação estão mudando fundamentalmente a forma como essas práticas são distribuídas ao público em geral. Estudos científicos sobre padrões de uso mostram que os aplicativos de meditação representam 96% do total de usuários no mercado de aplicativos de saúde mental.
"Você pode imaginar um fazendeiro na zona rural de Nebraska, sem muitas oportunidades disponíveis para participar de programas tradicionais de meditação em grupo, e agora ele tem um aplicativo no bolso que está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana," exemplificou Creswell.
Meditação personalizada
De acordo com os dados consolidados, entre 10 e 21 minutos de exercícios de meditação nos aplicativos, feitos três vezes por semana, são suficientes para que a pessoa colha resultados mensuráveis.
A natureza sob demanda da meditação por meio de um aplicativo pode ser atraente para pessoas com pouco tempo ou sem orçamento para sessões presenciais. Os usuários também podem se sentir confortáveis em saber que têm acesso à meditação guiada onde e na hora que quiserem, em vez de em locais, dias e horários agendados.
E, à medida que os aplicativos de meditação continuam a evoluir, os pesquisadores acreditam que a integração de IA, como chatbots que guiam a meditação, se tornará cada vez mais comum, e isso oferecerá opções adicionais de personalização. Isso poderá representar um avanço importante para a adoção da meditação em geral, à medida que as ofertas passam de aulas em grupo padronizadas para sessões de treinamento personalizadas para cada indivíduo.
"As pessoas usam a meditação para coisas diferentes, e há uma grande diferença entre alguém que busca otimizar seu desempenho em lances livres e alguém que tenta aliviar uma dor crônica," disse Creswell, referindo-se ao uso da meditação para melhorar o desempenho de atletas olímpicos, algo em que ele próprio já trabalhou.
Mas os pesquisadores dão uma dica aos interessados: Não basta baixar o aplicativo de meditação, é preciso seguir suas instruções e usá-lo de modo consistente.
Ver mais notícias sobre os temas: | |||
Meditação | Mente | Espiritualidade | |
Ver todos os temas >> |
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2025 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.