11/02/2021

Audição humana é garantida por proteínas acrobáticas

Redação do Diário da Saúde
Audição humana é garantida por proteínas acrobáticas
A ligação entre os filamentos é dupla, lembrando a atuação integrada de dois trapezistas.
[Imagem: David Corey]

Proteínas da audição

O sentido da audição é, literalmente, um ato molecular na corda bamba - e envolve até mesmo acrobacias.

Pesquisadores da Escola de Medicina de Harvard e do Hospital das Crianças de Boston (EUA) conseguiram demonstrar pela primeira vez que uma conexão dinâmica e delicada entre dois pares de diminutos filamentos de proteína desempenha um papel central na audição.

A tensão mantida por esses filamentos, chamados de "elos de ponta", é essencial para a ativação das células sensoriais do ouvido interno.

As análises revelaram que os filamentos, unidos ponta a ponta, funcionam juntos como trapezistas de mãos dadas.

O "agarrão" de um no outro pode ser interrompido, por um barulho alto, por exemplo. Mas, com uma pegada com as duas mãos, eles podem se reconectar rapidamente quando uma das mãos escorregar.

Audição e equilíbrio

Estas descobertas apresentam uma nova compreensão das bases moleculares da audição, bem como da sensação de equilíbrio, que surge de processos semelhantes no ouvido interno, no chamado labirinto. De acordo com os autores, distúrbios de surdez e equilíbrio têm sido associados a mutações nos elos de ponta, e os resultados do estudo podem levar a novas estratégias terapêuticas para esses distúrbios.

"Este minúsculo aparato, feito de menos de uma dúzia de proteínas, é o que ajuda a transformar o som de um estímulo mecânico em um sinal elétrico que o cérebro pode decifrar," disse o professor David Corey. "Entender como essas proteínas funcionam fornece insights sobre os segredos da sensação do som."

A conexão dinâmica entre os filamentos também pode funcionar como um disjuntor, que protege outros componentes celulares, segundo os pesquisadores.

"Acho que nosso estudo nos dá uma sensação de admiração de quão perfeitamente projetado é esse sistema no ouvido," disse o pesquisador Wesley Wong. "Ele mantém um equilíbrio delicado entre ser forte o suficiente apenas para realizar sua função, mas fraco o bastante para quebrar e potencialmente preservar a função de outros elementos que não podem ser reformados tão facilmente."

Checagem com artigo científico:

Artigo: Single-molecule force spectroscopy reveals the dynamic strength of the hair-cell tip-link connection
Autores: Eric M. Mulhall, Andrew Ward, Darren Yang, Mounir A. Koussa, David P. Corey, Wesley P. Wong
Publicação: Nature Communications
Vol.: 12, 849
DOI: 10.1038/s41467-021-21033-6
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Audição

Alimentação e Nutrição

Atividades Físicas

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.