11/06/2021

Bactérias ajudam a reduzir casos de dengue em 77%

Redação do Diário da Saúde
Bactérias ajudam a reduzir casos de dengue em 77%
Aos poucos, as bactérias tornam-se armas contra doenças transmitidas por pernilongos.
[Imagem: Adi Utarini et al. - 10.1056/NEJMoa2030243]

Wolbachia contra dengue

Um ensaio clínico randomizado, realizado em Yogyakarta, na Indonésia, apontou uma redução de 77% dos casos de dengue nas áreas que receberam o pernilongo Aedes aegypti previamente infectado com a bactéria Wolbachia.

A bactéria impede a replicação do vírus no pernilongo - sem vírus, ele não transmite a doença.

Esta mesma técnica está sendo utilizada no Brasil por uma iniciativa conduzida pela Fiocruz, chamada Método Wolbachia.

O estudo, que vem confirmar uma análise prévia já divulgada no ano passado, também revelou uma redução de 86% das hospitalizações nas áreas tratadas e a comprovação de que a eficácia do método é equivalente para todos os quatro sorotipos de dengue.

"Este resultado demonstra como a Wolbachia pode ser um novo método para o controle da dengue que é seguro, sustentável e eficaz, exatamente o que a comunidade global precisa,", destacou Cameron Simmons, pesquisador da Universidade de Monash (Austrália), um dos coordenadores do estudo.

No Brasil, o Método Wolbachia é conduzido pela Fiocruz, financiado pelo Ministério da Saúde, com apoio de governos locais. As ações iniciaram no Rio de Janeiro (RJ) e em Niterói (RJ), em uma área que abrange um milhão e 300 mil habitantes. Em Niterói, dados preliminares já apontam redução de até 77% dos casos de dengue e 60% de chikungunya nas áreas que receberam os Aedes aegypti com Wolbachia, quando comparado com áreas que não receberam.

Atualmente, o projeto está em expansão para Campo Grande (MS), Petrolina (PE) e Belo Horizonte (MG).

Checagem com artigo científico:

Artigo: Efficacy of Wolbachia-Infected Mosquito Deployments for the Control of Dengue
Autores: Adi Utarini, Citra Indriani, Riris A. Ahmad, Warsito Tantowijoyo, Eggi Arguni, M. Ridwan Ansari, Endah Supriyati, D. Satria Wardana, Yeti Meitika, B.Comp.Sci., Inggrid Ernesia, Indah Nurhayati, Equatori Prabowo, Bekti Andari, Benjamin R. Green, Lauren Hodgson, Zoe Cutcher, M.Phil, Edwige Rancès, Peter A. Ryan, Scott L. O’Neill, Suzanne M. Dufault, Stephanie K. Tanamas, Nicholas P. Jewell, Katherine L. Anders, Cameron P. Simmons
Publicação: The New England Journal of Medicine
Vol.: 384:2177-2186
DOI: 10.1056/NEJMoa2030243
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Saúde Pública

Prevenção

Vacinas

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.