24/03/2009

Benefícios da medicina nuclear superam os riscos da radiação

Redação do Diário da Saúde
Benefícios da medicina nuclear superam os riscos da radiação
Equipamentos de Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET-Scan).
[Imagem: Siemens/Divulgação]

Benefícios versus riscos

A Sociedade de Medicina Nuclear (SNM) dos Estados Unidos, que reúne mais de 17.000 profissionais, lançou um apelo para que a população leve em consideração os benefícios comprovados do imageamento médico e dos tratamentos tornados possíveis com a medicina nuclear.

O alerta é uma resposta a um relatório do Conselho Nacional de Medições e Proteção contra Radiação, que afirma que a população está hoje exposta a níveis de radiação sete vezes mais elevados do que em 1980. A exposição à radiação inclui exames como as tomografias.

Medicina nuclear

A SNM apoia o uso do diagnóstico por imagens feitas por meio da medicina nuclear quando considerado necessário pelo médico e feito no melhor interesse do paciente. Além disso, a associação afirma que os exames devem ser sempre conduzidos por profissional devidamente treinado, para que o paciente não seja submetido a doses excessivas de radiação.

"A medicina nuclear e o imageamento molecular são altamente promissores para o diagnóstico e a formatação do tratamento para pacientes com câncer e problemas neurológicos e cardiovasculares," afirma Robert W. Atcher, presidente da SNM.

Em seu relatório, o NCRP também ressalta os benefícios da medicina nuclear e das novas tecnologias de imageamento médico, mas afirma que isto não é explicação suficiente para o aumento em sete vezes dos níveis de radiação à qual a população está sujeita.

PET-Scan

A tomografia por emissão de pósitrons, também conhecida como PET-Scan, é considerada uma das mais modernas ferramentas para a geração de imagens médicas, permitindo que o médico avalie como os órgãos e tecidos do paciente estão funcionando em nível celular e molecular.

Durante o exame de tomografia o paciente é submetido a um material radioativo, mas em níveis considerados seguros pelos parâmetros atualmente adotados pelas autoridades de saúde.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Exames

Equipamentos Médicos

Prevenção

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.