23/06/2021

Cabelos brancos causados pelo estresse podem ser revertidos

Redação do Diário da Saúde
Cabelos brancos causados pelo estresse podem ser revertidos
Padrões de pigmentação de 100 fios de cabelos colocados lado a lado, mostrando que alguns fios se tornam brancos e depois retornam à cor original.
[Imagem: Rosenberg et al. - 10.7554/eLife.67437]

Cabelos brancos e estresse

Pesquisadores obtiveram as primeiras evidências quantitativas que associam o estresse psicológico ao embranquecimento dos cabelos em humanos.

Embora possa parecer intuitivo que o estresse pode acelerar o envelhecimento, o que inclui tornar os cabelos brancos, a grande novidade da pesquisa é que a cor do cabelo pode voltar ao estágio anterior de coloração quando o estresse é eliminado.

A descoberta contradiz um estudo recente - feitos em camundongos, e não em humanos - que sugeriu que os cabelos grisalhos induzidos pelo estresse seriam permanentes.

"Compreender os mecanismos que permitem que os cabelos grisalhos 'velhos' retornem aos seus estados pigmentados 'jovens' pode fornecer novas pistas sobre a maleabilidade do envelhecimento humano em geral e como ele é influenciado pelo estresse. Nossos dados se somam a um crescente corpo de evidências que demonstram que o envelhecimento humano não é um processo biológico fixo e linear, mas pode, pelo menos em parte, ser interrompido ou mesmo temporariamente revertido," disse o professor Martin Picard, da Universidade de Colúmbia (EUA).

Como o estresse embranquece os cabelos

Embora faça parte do senso comum que o estresse psicológico acelere o surgimento dos cabelos grisalhos, os cientistas continuam discutindo essa conexão devido à falta de métodos sensíveis que possam correlacionar precisamente os tempos de estresse com a pigmentação do cabelo até o nível dos folículos individuais.

Por isto, a pesquisadora Ayelet Rosenberg desenvolveu um novo método para capturar imagens altamente detalhadas de minúsculas fatias de cabelo humano, o que permite quantificar a extensão da perda de pigmento em cada uma dessas fatias. Cada fatia, com cerca de 1/20 de milímetro de largura, representa cerca de uma hora de crescimento do cabelo.

A equipe analisou cabelos individuais de 14 voluntários. Os resultados foram comparados com o diário de estresse de cada voluntário, no qual os indivíduos controlavam suas agendas e avaliavam o nível de estresse de cada semana.

Além de permitir a visualização do embranquecimento dos fios, estabelecendo de vez a conexão entre o estresse e o aumento dos cabelos brancos, as imagens deixam claro que alguns fios de cabelo grisalhos recuperam naturalmente sua cor original, algo que nunca havia sido documentado quantitativamente.

Quando as curvas de cor dos cabelos foram alinhadas com os diários de estresse, ficaram claras associações marcantes entre o estresse e os cabelos grisalhos. Em alguns casos, também foi documentada a reversão do envelhecimento quando a situação de estresse passou.

"Houve um indivíduo que saiu de férias e cinco fios de cabelo dessa pessoa voltaram a escurecer durante as férias, sincronizados no tempo," contou Picard.

Cabelos brancos causados pelo estresse podem ser revertidos
Outra equipe acredita ter encontrado uma cura para os cabelos brancos que também pode ajudar as pessoas portadoras de vitiligo.
[Imagem: J.M.Wood et al./Faseb]

Contudo, as reversões do embranquecimento dos cabelos só ocorreram em pessoas que não estavam na idade em que o cabelo se torna grisalho naturalmente.

"Mas não achamos que reduzir o estresse em uma pessoa de 70 anos, que está grisalha há anos, irá escurecer seus cabelos, ou que aumentar o estresse em uma criança de 10 anos será suficiente para derrubar seus cabelos além do limite do cinza," disse Picard.

Conexão mente-mitocôndria

Para entender melhor como o estresse causa o surgimento de cabelos grisalhos, os pesquisadores mediram os níveis de milhares de proteínas nos cabelos, para ver como os níveis dessas proteínas mudavam ao longo do comprimento de cada cabelo.

Ocorreram mudanças em 300 proteínas quando a cor do cabelo mudou. A equipe então desenvolveu um modelo matemático que indica que mudanças induzidas pelo estresse nas mitocôndrias podem explicar como o estresse torna o cabelo grisalho.

"Frequentemente ouvimos que as mitocôndrias são a usina de força das células, mas essa não é a única função que elas desempenham," explicou Picard. "As mitocôndrias são, na verdade, como pequenas antenas dentro da célula que respondem a uma série de sinais diferentes, incluindo o estresse psicológico."

A conexão mitocondrial entre o estresse e a cor do cabelo difere daquela descoberta em um estudo recente com camundongos, que concluiu que o envelhecimento induzido pelo estresse foi causado por uma perda irreversível de células-tronco no folículo piloso dos animais.

"Nossos dados mostram que o envelhecimento é reversível nas pessoas, o que implica um mecanismo diferente," disse o pesquisador Ralf Paus. "Os camundongos têm biologia de folículo piloso muito diferente, e este pode ser um caso em que as descobertas em camundongos não se traduzem bem para as pessoas."

Checagem com artigo científico:

Artigo: Quantitative mapping of human hair greying and reversal in relation to life stress
Autores: Ayelet M. Rosenberg, Shannon Rausser, Junting Ren, Eugene V. Mosharov, Gabriel Sturm, R. Todd Ogden, Purvi Patel, Rajesh Kumar Soni, Clay Lacefield, Desmond J. Tobin, Ralf Paus, Martin Picard
Publicação: eLife
Vol.: 10:e67437
DOI: 10.7554/eLife.67437
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Qualidade de Vida

Higiene Pessoal

Emoções

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.