16/08/2011

Cafeína na pele protege contra raios ultravioleta e câncer

Redação do Diário da Saúde

Protetor solar de café?

Pode chegar um dia quando, em vez de apenas beber um copo de café pela manhã, você irá querer derramá-lo na sua pele para evitar danos causados pelo Sol ou mesmo o câncer de pele.

Um novo estudo reforça a teoria de que a cafeína protege contra determinados câncer de pele em nível molecular, ao inibir uma enzima na pele, conhecida como ATR.

Os cientistas acreditam que a cafeína aplicada diretamente sobre a pele pode ajudar a evitar que os raios ultravioleta (UV) do Sol causem câncer de pele.

Uso tópico da cafeína

Pesquisas anteriores indicaram que os camundongos alimentados com água cafeinada e expostos a lâmpadas que geravam radiação UVB, que danifica o DNA das células da pele, foram capazes de matar uma porcentagem maior de suas células danificadas e reduzir o risco das células se tornarem cancerosas.

"Embora seja sabido que o consumo de café está associado a uma diminuição do risco do câncer de pele não-melanoma, agora é preciso realizar estudos para determinar se a cafeína tópica inibe o câncer de pele induzido por luz solar," justifica Allan Conney, da Universidade de Rutgers, nos Estados Unidos.

Neste novo estudo, em vez de inibir a ATR com água com cafeína, os pesquisadores modificaram geneticamente um grupo de camundongos para diminuir seus níveis de ATR.

O resultado foi que os animais tiveram 69 por cento menos tumores do que os animais normais e desenvolveram quatro vezes menos tumores invasivos.

Os que ficaram doentes desenvolveram tumores mais lentamente do que os camundongos não modificados geneticamente.

Só funciona na prevenção

Contudo, quando os animais foram submetidos a uma exposição crônica aos raios ultravioleta - por um período prolongado de tempo - os dois grupos desenvolveram o câncer de pele de forma similar.

O que isto parece indicar, diz Conney, é que a inibição da enzima ATR funciona melhor na fase pré-cancerosa, antes que os cânceres induzidos pelos raios ultravioleta estejam totalmente desenvolvidos.

Embora vários estudos epidemiológicos apontem que a humana ingestão de bebidas com cafeína está ligada a uma diminuição significativa em vários tipos diferentes de câncer, incluindo o câncer de pele, como e por que o café protege contra a doença ainda é algo que não se sabe.

"A cafeína pode se tornar uma arma na prevenção porque ela inibe a ATR e também atua como um protetor solar e absorve diretamente a luz UV prejudicial," disse Conney.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Cuidados com a Pele

Prevenção

Alimentação e Nutrição

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.