13/10/2011

Câmera médica filma fluxo de sangue sob a pele em tempo real

Com informações da BBC
Câmera médica filma fluxo de sangue sob a pele em tempo real
O equipamento será usado para avaliar pacientes com queimaduras e ajudará no planejamento de cirurgias reconstrutivas.
[Imagem: Aimago]

Queimaduras e reconstrução

Pesquisadores suíços desenvolveram uma câmera que mostra a circulação do sangue através da pele em tempo real.

O equipamento foi desenvolvido por pesquisadores da Escola Politécnica Federal de Lausanne e testado por especialistas em queimaduras e cirurgiões de reconstrução do Hospital Universitário da mesma cidade.

A câmera foi projetada para ajudar a avaliar a extensão e a gravidade de queimaduras e para auxiliar no planejamento de cirurgias reconstrutivas, quando tecido de uma parte do corpo é implantado em outra parte.

Laser Doppler

A câmera emprega um efeito conhecido como "imageamento por laser Doppler".

Ela é conectada a um braço flexível e colocada a uma pequena distância da área queimada.

Do outro lado há uma tela de vídeo, na qual as variações de cores mostram diferenças na intensidade da circulação do sangue.

"Vermelho significa um fluxo de sangue elevado, azul significa baixo fluxo sanguíneo," explica o Dr. Michael Friedrich. "Essa informação pode ser usada para ver se o tecido queimado ainda tem suprimento de sangue ou não.

Enxerto de pele

A câmera pode gerar cerca de 12 quadros por segundo, o que significa que os usuários podem detectar o efeito dos batimentos cardíacos do paciente nas imagens.

"Se o tecido não tiver fornecimento de sangue ele não poderá se recuperar, ele vai morrer, assim você vai precisar fazer um enxerto de pele. No entanto, se a pele estiver perfundida (ou seja, se o sangue ainda está fluindo através dela), então ela vai curar-se espontaneamente sem deixar cicatrizes," diz Friedrich.

Embora o principal uso da nova câmera seja para vítimas de queimaduras, seus criadores afirmam que ela pode também ser usada em cirurgias reconstrutivas, para determinar a viabilidade do tecido antes que ele seja transferido de uma parte do corpo para outra.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Equipamentos Médicos

Queimaduras

Cirurgias Plásticas

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.