29/08/2022

Câmera odontológica ultrafina inspirada nos olhos dos insetos

Redação do Diário da Saúde
Câmera odontológica ultrafina inspirada nos olhos dos insetos
A câmera odontológica é fina e totalmente contida num único equipamento.
[Imagem: Kisoo Kim et al. - 10.1117/1.JOM.2.3.031202.]

Câmera de dentista

Os dentistas precisam de imagens básicas dos dentes de vários ângulos, como vestibular direito/esquerdo e oclusal maxilar/mandibular, para inspecionar adequadamente a saúde bucal de cada paciente.

Como quase todo o mundo sabe, isto não é nem um pouco confortável para o paciente, devido aos aos espelhos e retratores de bochecha, além da câmera, é claro.

Os próprios dentistas não gostam muito da tecnologia, uma vez que, devido à profundidade de campo e campo de visão restritos, as câmeras odontológicas tem limitações quanto ao zoom, para observar as cáries dentária em detalhes, e não conseguem fazer boas imagens de grande angular, para capturar todo o arranjo dos dentes.

Para deixar de desagradar a todos, uma equipe do Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coreia da Sul foi buscar inspiração nos olhos dos insetos.

Várias espécies de insetos têm olhos compostos, como se fossem múltiplos olhos que formam um conjunto de excelentes características visuais, como amplo ângulo de visão e grande profundidade de campo. Já houve várias tentativas de construir câmeras miniaturizadas biomiméticas, imitando esses olhos compostos, mas os resultados ainda não se equiparam ao que a natureza faz.

Câmera biomimética

Agora, Kisoo Kim e seus colegas acreditam ter superado essas deficiências usando um sistema de lentes convexas, dispostas em uma matriz invertida, tudo montado sobre um sensor de câmera digital comum.

O resultado é um campo de visão de 143 graus, aberração óptica reduzida, excelente profundidade de campo e uma série de outros avanços técnicos que, juntos, produzem imagens muito melhores, prometendo agradar os dentistas.

Já no lado paciente, a miniaturização garante uma câmera ultrafina, além da dispensa dos espelhos e, eventualmente, dos retratores de bochecha.

E a câmera ficou tão boa que sua aplicação não ficará restrita à odontologia. Seus criadores esperam que a nova câmera de olho de insetos de grande angular contribua em outras aplicações de visão, como vigilância, telefones celulares e drones.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Biologically inspired intraoral camera for multifunctional dental imaging
Autores: Kisoo Kim, Kyung-Won Jang, Hyun-Kyung Kim, Sue Bean Cho, Ki-Hun Jeong
Publicação: Journal of Optical Microsystems
DOI: 10.1117/1.JOM.2.3.031202
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Equipamentos Médicos

Saúde Bucal

Sensores

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.