06/11/2007

Caminhada é mais benéfica do que se imaginava

Agência Fapesp

Caminhar faz bem

Que caminhar faz bem à saúde, ninguém duvida. Agora, um novo estudo destaca outro benefício. Segundo a pesquisa, exercícios moderados podem ajudar a reduzir - e até mesmo reverter - a perda de massa óssea causada por terapias hormonais ou por radiação usadas no tratamento do câncer de próstata localizado.

Os resultados do trabalho do grupo coordenado por Paula Chiplis, do Hospital Johns Hopkins, nos Estados Unidos, foram apresentados no dia 28 de outubro em Los Angeles, na reunião anual da Sociedade Norte-Americana de Oncologia e Radiologia Terapêutica.

Hormonioterapia

O estudo mostrou que pacientes de câncer de próstata submetidos à hormonioterapia que caminharam em média cinco dias por semana, 30 minutos a cada vez, em passos moderados, mantiveram ou até mesmo aumentaram sua massa óssea.

Os homens de outro grupo, que não se exercitaram, perderam em média mais de 2% da densidade óssea em nove semanas, período da pesquisa. O estudo envolveu 70 homens sedentários, com câncer de próstata em estágios de 1 a 3.

Câncer de próstata

"Pacientes de câncer de próstata não costumam ser aconselhados por seus médicos a fazer exercícios, mas caminhar é um exemplo de alternativa que pode ser empregada para a melhoria da saúde e para minimizar os efeitos colaterais dos tratamentos", disse Paula na exposição do estudo.

"Caminhar não tem efeitos danosos, caso seja feito moderadamente, e pode ajudar a melhorar enormemente a qualidade de vida dos homens que sofrem dos efeitos das terapias contra a doença", afirmou.

Perda de massa óssea

Homens com câncer de próstata localizado freqüentemente são submetidos à radioterapia, seguida por vários meses de terapia hormonal. A radiação é usada para destruir as células cancerosas, enquanto a hormonioterapia diminui os níveis de testosterona que estimulam as mesmas células, na tentativa de evitar o crescimento do tumor.

Homens submetidos à terapia hormonal costumam perder entre 4% e 13% da densidade óssea por ano a partir da meia-idade - normalmente, a perda fica entre 0,5% e 1%.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Prevenção

Alimentação e Nutrição

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.