31/01/2023

Não minta se estiver cancelando planos com um amigo

Redação do Diário da Saúde
Ao cancelar planos com um amigo vale tudo, menos mentira
A mesma equipe também já pesquisou relacionamentos românticos, mostrando que deve-se procurar uma pessoa legal, não uma alma gêmea.
[Imagem: Reimund Bertrams/Pixabay]

Rompimento amigável

A pior coisa que você pode fazer quando está cancelando planos com um amigo é mentir sobre o motivo que o levaram a cancelar o projeto.

Em outras palavras, o modo como os cancelamentos são feitos pode ser mais importante do que se os cancelamentos são feitos.

Esta conclusão vem de entrevistas com mais de 1.100 participantes, com questionários projetados para examinar como as pessoas preferem ser abordadas por um amigo que deseja encerrar um projeto, as emoções negativas que sentem quando são "postos de lado" e seus critérios para bons e maus motivos que os outros podem alegar sobre o cancelamento.

Quase 60% dos participantes afirmaram que gostariam de ser avisados com antecedência sobre o cancelamento e prefeririam ser avisados de forma relativamente rápida, como uma breve ligação telefônica ou uma mensagem de texto - sem rodeios.

Mas, surpreendentemente, apenas 10% dos participantes esperam um pedido de desculpas do amigo pelo cancelamento.

Em termos de motivos aceitáveis para a interrupção da parceria, aproximadamente metade dos voluntários disse que as desculpas relacionadas à saúde ou à família são as mais apropriadas. Desculpas relacionadas ao trabalho ou obrigação também foram consideradas apropriadas por cerca de 40% da amostra. O surgimento de uma emergência ou algo inesperado foi mencionado espontaneamente em cerca de 25% das vezes.

Do lado oposto, mais da metade dos participantes indicou que a alegação de ter encontrado eventos sociais mais gratificantes ou oportunidades românticas estão entre as piores desculpas para cancelar planos.

Tudo, menos mentira

A maioria dos participantes - 80% - disse que o cancelamento de planos conjuntos não afetaria sua amizade, mas que ficariam chateados se soubessem que o motivo apresentado era mentira.

No geral, as pessoas relataram níveis relativamente baixos de angústia quando recebessem o pedido de cancelamento, a menos que fosse por um amigo muito importante e próximo.

Quando questionados explicitamente sobre o quão chateados ficariam se o outro fosse um bom ou o melhor amigo, a maioria dos participantes disse que ficaria moderadamente chateado.

"O nível de investimento no relacionamento parece importar. Ter um cancelamento feito por um melhor amigo - presumivelmente um relacionamento no qual as pessoas investiram muito - seria mais perturbador do que se for um mero bom amigo ou um conhecido casual. Ser cancelado por aqueles de quem somos próximos pode ser mais perturbador porque viola mais claramente as normas da amizade e pode se assemelhar a uma forma de rejeição social," disse o professor William Chopik, da Universidade do Estado de Michigan (EUA).

Checagem com artigo científico:

Artigo: How to Cancel Plans With Friends: A Mixed Methods Study of Strategy and Experience
Autores: Sophia Caron, Jacqueline Thomas, Alaina Torres, Jeewon Oh, William Chopik
Publicação: Collabra: Psychology
Vol.: 9 (1): 57549
DOI: 10.1525/collabra.57549
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Relacionamentos

Trabalho e Emprego

Sentimentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.