06/04/2017

Cartilagem impressa em 3D passa em primeiro teste de implante

Redação do Diário da Saúde
Cartilagem impressa em 3D passa em primeiro teste de implante
Um dos grandes trunfos do experimento foi o desenvolvimento de vasos sanguíneos, permitindo que o tecido implantado se integrasse ao corpo do animal.
[Imagem: Philip Krantz]

Bioimpressão

Pesquisadores suecos conseguiram induzir células de cartilagem humana a viverem e crescerem em um modelo animal usando uma técnica de bioimpressão 3-D.

Este é um passo importante rumo à fabricação em laboratório de partes do corpo para implantes. Embora outras equipes já tenham fabricado cartilagens em impressoras 3D, o grupo da Suécia conseguiu ir até o final da cadeia.

"Esta é a primeira vez que se conseguiu imprimir células humanas de cartilagem, implantá-las em um modelo animal e fazê-las crescer," comemorou o professor Paul Gatenholm, da Universidade Chalmers de Tecnologia.

A chave para alcançar esses resultados foi a utilização de um novo biomaterial à base de nanocelulose - fibrilas de celulose moídas até dimensões nanométricas -, que serve como suporte para o desenvolvimento das células humanas.

Nanocelulose com células

A bioimpressão 3D usou como "tinta" um hidrogel de nanocelulose misturada com células de cartilagem humanas. Imediatamente após a impressão, a estrutura foi implantada em camundongos.

O tecido da cartilagem não apenas cresceu, como desenvolveu uma vascularização, ou seja, formou novos vasos sanguíneos, permitindo sua incorporação no corpo do animal como se fosse um tecido natural.

"O que vimos depois de 60 dias é algo que começa a se assemelhar à cartilagem. É branco e as células da cartilagem humana estão vivas e produzindo o que devem produzir. Nós também conseguimos estimular as células da cartilagem adicionando células-tronco, o que claramente promoveu novas divisões celulares," disse Lars Kolby, coautor do trabalho.

A equipe pretende executar novos experimentos e acompanhamento de longo prazo em modelos animais, antes de partir para os testes da técnica em humanos.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Implantes

Cirurgias

Células-tronco

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.