27/03/2024

Cérebro humano está ficando maior década após década

Redação do Diário da Saúde
Cérebro humano está ficando maior década após década
Sabemos que o tamanho do cérebro influencia as habilidades motoras e cognitivas.
[Imagem: Oxford University Press]

Estamos crescendo

O tamanho do cérebro dos seres humanos tem aumentado constantemente para pessoas nascidas após a década de 1930.

Os participantes do estudo nascidos na década de 1970 tinham volumes cerebrais 6,6% maiores, e uma área de superfície cerebral quase 15% maior, do que aqueles nascidos na década de 1930.

"Estruturas cerebrais maiores, como as observadas em nosso estudo, podem refletir um melhor desenvolvimento e saúde do cérebro. Uma estrutura cerebral maior representa uma reserva cerebral maior e pode amortecer os efeitos tardios da vida de doenças cerebrais relacionadas à idade, como Alzheimer e demências relacionadas," disse Charles DeCarli, da Universidade da Califórnia de Davis.

Vale lembrar que, nos EUA, onde a pesquisa foi feita, a altura média das pessoas era de 1,73 metro nos anos 1930, e de 1,78 metro hoje.

Mas DeCarli e seus colegas não fazem essa associação: "A genética desempenha um papel importante na determinação do tamanho do cérebro, mas nossas descobertas indicam que influências externas - como fatores de saúde, sociais, culturais e educacionais - também podem desempenhar um papel."

Tamanho do cérebro humano

Os pesquisadores usaram imagens de ressonância magnética (MRI) do cérebro de participantes do Estudo do Coração Framingham, um estudo comunitário lançado em 1948 para analisar padrões de doenças cardiovasculares e outras doenças. A coorte original consistia em 5.209 homens e mulheres com idades entre 30 e 62 anos. A pesquisa continuou por 75 anos e agora inclui a segunda e a terceira gerações de participantes.

O estudo do cérebro consistiu em 3.226 participantes (53% mulheres, 47% homens) com idade média de cerca de 57 anos no momento da ressonância magnética.

Os exames mostraram aumentos graduais, mas consistentes, em diversas estruturas cerebrais. Por exemplo, uma medida que analisou o volume cerebral (volume intracraniano) mostrou aumentos constantes década após década. Para os participantes nascidos na década de 1930, o volume médio foi de 1.234 mililitros, e de 1.321 mililitros para os nascidos na década de 1970, um aumento em volume de cerca de 6,6%.

A área de superfície cortical - uma medida da superfície do cérebro - mostrou um aumento ainda maior. Os participantes nascidos na década de 1970 tinham uma área de superfície média de 2.104 centímetros quadrados, em comparação com 2.056 centímetros quadrados para os participantes nascidos na década de 1930 - um aumento de quase 15%.

Estruturas cerebrais como a substância branca, a substância cinzenta e o hipocampo (uma região do cérebro envolvida na aprendizagem e na memória) também aumentaram de tamanho.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Trends in Intracranial and Cerebral Volumes of Framingham Heart Study Participants Born 1930 to 1970
Autores: Charles DeCarli, Pauline Maillard, Matthew P. Pase, Alexa S. Beiser, Daniel Kojis, Claudia L. Satizabal, Jayandra J. Himali, Hugo J. Aparicio, Evan Fletcher, Sudha Seshadri
Publicação: JAMA Neurology
DOI: 10.1001/jamaneurol.2024.0469
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Cérebro

Neurociências

Mente

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.