11/04/2014

Chá verde melhora conectividade do cérebro

Redação do Diário da Saúde
Chá verde melhora conectividade do cérebro
Só mais recentemente os cientistas começaram a investigar o impacto positivo do chá verde sobre o cérebro humano.
[Imagem: Cortesia Kanko de Nagasaki/Japan]

O chá verde tem muitos efeitos positivos sobre a saúde, o que inclui desarmar o Alzheimer no cérebro e combater diversos tipos de câncer.

Agora, cientistas suíços demonstraram pela primeira vez que o extrato de chá verde reforça as funções cognitivas, em especial a memória de trabalho.

Os principais ingredientes do chá verde têm sido minuciosamente estudados na pesquisa contra o câncer e várias outras doenças.

Só mais recentemente os cientistas começaram a investigar o impacto positivo da bebida sobre o cérebro humano. Diferentes estudos já estabeleceram conexões entre o consumo de chá verde e efeitos benéficos sobre o desempenho cognitivo.

No entanto, os mecanismos neurais subjacentes a este efeito de reforço cognitivo do chá verde permanecem desconhecidos.

Chá verde para o cérebro

Neste novo estudo, Christoph Beglinger e Stefan Borgwardt, da Universidade de Basel, descobriram que o extrato de chá verde aumenta a conectividade do cérebro, ou seja, a influência causal que uma área do cérebro exerce sobre a outra.

Este efeito sobre a conectividade levou a uma melhoria no desempenho cognitivo real: voluntários saíram-se significativamente melhor em tarefas de memória de trabalho após a ingestão de extrato de chá verde.

Os resultados da pesquisa sugerem implicações clínicas promissoras, sobretudo para o uso do chá verde no tratamento de problemas cognitivos em doenças neuropsiquiátricas, como a demência.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Cérebro

Memória

Plantas Medicinais

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.