25/03/2024

Cheiros ajudam na recuperação de pacientes de depressão

Redação do Diário da Saúde
Cheiros ajudam na recuperação de pacientes de depressão
Hoje os cientistas já sabem como a aromaterapia funciona, gerando efeitos fisiológicos.
[Imagem: Ray Shrewsberry/Pixabay]

O cheiro da recuperação

Sentir o cheiro de um perfume conhecido pode ajudar indivíduos deprimidos a recordar memórias autobiográficas específicas e potencialmente ajudar na sua recuperação.

Partindo dos resultados práticos da aromaterapia, cientistas têm-se interessado cada vez mais pelos cheiros e seus efeitos terapêuticos. Hoje já sabemos que o cheiro certo pode ajudar a mudar uma imagem corporal negativa, que os cheiros influenciam no conteúdo dos sonhos e até que os cheiros influenciam nossa percepção das cores.

A pesquisadora Emily Leiker, da Universidade de Pittsburgh (EUA), voltou sua atenção para pacientes de depressão, que dispõem de poucos tratamentos eficazes e que frequentemente sofrem com os maus resultados e com a dependência gerada pelos medicamentos antidepressivos tradicionais.

Ela descobriu que os aromas são mais eficazes do que as palavras para evocar a memória de um evento específico e podem até ser usados no ambiente clínico para ajudar indivíduos deprimidos a sair dos ciclos de pensamento negativo e religar padrões de pensamento, levando a uma cura mais rápida e suave.

"Foi surpreendente para mim que ninguém tivesse pensado em observar a recordação da memória em indivíduos deprimidos usando dicas de odor antes," disse a professora Kymberly Young, orientadora da pesquisa.

Cheiros ajudam na recuperação de pacientes de depressão
O cheiro de alecrim melhora a memória.
[Imagem: Wikimedia/ fir0002]

Cheiros reativam memórias

As pesquisadoras apresentaram aos voluntários uma série de frascos de vidro opaco contendo aromas familiares, de laranja e café moído a graxa de sapato e até mesmo Vicks VapoRub.

Depois de cheirar cada frasco - um por vez - os pacientes deviam recordar uma memória específica, não importando se era boa ou ruim.

A lembrança do fato passado foi mais forte em indivíduos deprimidos que receberam dicas de odor, em comparação com dicas em palavras. Aqueles que sentiram os cheiros eram mais propensos a recordar uma lembrança de um evento específico (por exemplo, que foram a uma cafeteria na sexta-feira passada) do que lembranças gerais (que já estiveram em cafeterias antes).

As memórias estimuladas por odores também eram muito mais vívidas e pareciam mais envolventes e reais. Embora os pesquisadores não tenham orientado os participantes a recordarem especificamente memórias positivas, os seus resultados apontam que os participantes eram mais propensos a lembrar-se de eventos positivos do que de negativos, um elemento inesperado, mas importante no tratamento da depressão.

"Se melhorarmos a memória, poderemos melhorar a resolução de problemas, a regulação emocional e outros problemas funcionais que os indivíduos deprimidos frequentemente experimentam," disse Young.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Recall of Autobiographical Memories Following Odor vs Verbal Cues Among Adults With Major Depressive Disorder
Autores: Emily K. Leiker, Emma Riley, Scott Barb, Sair K. Lazzaro, Laurie Compère, Carolyn Webb, Gia Canovali, Kymberly D. Young
Publicação: JAMA Network Open
Vol.: 7(2):e2355958
DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2023.55958
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Terapias Alternativas

Psicoterapia

Plantas Medicinais

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.