13/10/2023

Cheiros influenciam nossa percepção das cores

Redação do Diário da Saúde
Cheiros influenciam nossa percepção das cores
A ciência ainda não sabe exatamente como sentimos cheiros.
[Imagem: L.Turin]

Conexão entre olfato e visão

A conexão entre nossos diversos sentidos é bem conhecida. Por exemplo, há uma conexão entre os cheiros e nossa capacidade cognitiva - sinta um cheiro específico e ele provavelmente lhe trará lembranças de cenas há muito esquecidas.

Agora, cientistas coletaram as primeiras evidências de uma conexão entre o olfato e a visão. Mais especificamente, os cheiros podem influenciar nossa percepção das cores.

O experimento envolveu 24 participantes com idades entre 20 e 57 anos, sentados em frente a uma tela em uma sala de isolamento com janelas escuras e sem estímulos sensoriais ou odores indesejados. Em seguida, um difusor ultrassônico liberou no ambiente um de seis aromas: Caramelo, cereja, café, limão e hortelã-pimenta, além de água inodora como controle.

Os voluntários deviam modificar um quadrado preenchido com uma cor acinzentada em uma tela usando dois controles deslizantes ajustáveis - um de amarelo até azul e outro de vermelho até verde - até chegarem a uma cor que julgassem desprovida de qualquer matiz, ou seja, uma cor cinza neutra perfeita.

Os resultados revelaram que os participantes escolheram uma cor cinza mais próximo de um vermelho-marrom quando sentiram o cheiro de café, enquanto optaram por uma versão marrom-amarelada do cinza quando o odor de caramelo foi injetado no ambiente.

"Aqui mostramos que a presença de diferentes odores influencia a forma como os humanos percebem a cor. Nossos resultados mostraram que a percepção do cinza tendia para suas correspondências antecipadas para quatro dos cinco aromas, nomeadamente limão, caramelo, cereja e café," disse o professor Ryan Ward, da Universidade de Liverpool (Reino Unido).

Cheiros influenciam nossa percepção das cores
Diagrama do experimento usado para comprovar a conexão entre olfato e visão.
[Imagem: Ryan J. Ward et al. - 10.3389/fpsyg.2023.1175703]

Transmissão de cheiros à distância

O interesse da equipe está em estudar como a informação olfativa influencia a nossa percepção, mas sobretudo em como ela pode ser enviada remotamente. O foco de longo prazo da pesquisa é a inclusão efetiva de informações olfativas na Realidade Virtual.

"Esta é uma área de investigação excitante que é importante se quisermos compreender melhor como os nossos sentidos influenciam a nossa percepção geral, o que também será um factor crítico na concepção da próxima geração de sistemas de 'realidade imersiva', como o Metaverso, e tem aplicação não apenas no entretenimento, mas em uma ampla gama de sistemas de realidade virtual, incluindo artes criativas, treinamento, educação e saúde," disse o professor Alan Marshall, coordenador da equipe.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Odors modulate color appearance
Autores: Ryan J. Ward, Maliha Ashraf, Sophie Wuerger, Alan Marshall
Publicação: Frontiers in Psychology
Vol.: 14
DOI: 10.3389/fpsyg.2023.1175703
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Olhos e Visão

Neurociências

Mente

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.