29/08/2009

Cinco novos centros são autorizados a fazer retirada e transplante de órgãos

Agência Brasil

Credenciamento para transplantes

O Ministério da Saúde autorizou o credenciamento de cinco centros especializados em transplante nos estados de São Paulo, do Paraná, de Santa Catarina e do Acre. A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (28).

Pele, rins e córneas

Em São Paulo, o Hospital do Servidor Público Estadual foi autorizado a realizar a retirada e o transplante de pele. Já o Hospital Brigadeiro fará os mesmos procedimentos com a especialização em rins. A Fundação Hospital Estadual do Acre e o Instituto da Visão Assad Rayes, em Florianópolis, foram autorizados a realizar transplante de córneas.

Transplante de múltiplos órgãos

O Hospital São José de Palmas, no Paraná, começa a realizar busca ativa e retirada de múltiplos órgãos e tecidos. Com isso, equipes capacitadas identificarão, na unidade de saúde, potenciais doadores e buscarão autorização dos familiares para o procedimento.

Estatísticas dos transplantes

De acordo com o ministério, São Paulo é o estado com o maior número de transplantes no Brasil, seguido de Minas Gerais e do Paraná. Em 2008, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou 18.989 transplantes de diversas modalidades no país.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Transplantes

Atendimento Médico-Hospitalar

Cirurgias

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.