16/01/2019

Como não detonar sua coluna usando o computador

Redação do Diário da Saúde
Como não detonar sua coluna usando o computador
Os estudantes Brooke Rapko e John Chetwynd forçam um pouco a postura para demonstrar o que não se deve fazer ao usar o computador.
[Imagem: SFSU]

Pescoço e computador

É uma postura tão comum que quase não nos damos conta de que estamos assim: Sentados à frente do computador projetando a cabeça para a frente para olhar a tela mais de perto.

Mas esta posição aparentemente inofensiva comprime o pescoço e pode levar à fadiga, dores de cabeça, falta de concentração, aumento da tensão muscular e até mesmo a limitar a capacidade de virar a cabeça e produzir lesões nas vértebras ao longo do tempo.

"Quando sua postura é reta e ereta, os músculos das costas podem suportar facilmente o peso da sua cabeça e pescoço - até 5,5 quilogramas. Mas quando sua cabeça se projeta para frente em um ângulo de 45 graus, seu pescoço age como um sustentáculo, como uma longa alavanca levantando um objeto pesado. Agora o peso muscular da sua cabeça e pescoço atinge o equivalente a cerca de 20 kg. Não é de surpreender que as pessoas tenham rigidez de pescoço e ombros e dor nas costas," explica Erik Peper, professor de Saúde Holística na Universidade Estadual de São Francisco (EUA).

Peper e seus alunos testaram os efeitos da posição da cabeça e do pescoço pedindo a 87 voluntários que se sentassem na posição vertical com as cabeças bem alinhadas em seus pescoços e pediram que virassem a cabeça. Em seguida, os voluntários deviam projetar suas cabeças para frente, imitando a postura tão comum nos escritórios, e fazer o mesmo movimento.

Noventa e dois por cento conseguiram virar a cabeça muito mais longe quando não estavam projetando a cabeça para a frente. Em um segundo teste, depois que 125 estudantes esticaram seus pescoços por 30 segundos, 98% deles relataram algum nível de dor em sua cabeça, pescoço ou olhos.

Os pesquisadores também monitoraram 12 estudantes com equipamento de eletromiografia e descobriram que a tensão do músculo trapézio aumenta na posição de cabeça para a frente.

Evitando problemas de postura no computador

Portanto, se você sofre de dores de cabeça ou pescoço e dores nas costas devido ao trabalho no computador, verifique sua postura e certifique-se de que sua cabeça esteja alinhada em cima do pescoço, como se ela estivesse presa por um fio invisível preso ao teto.

Outras soluções que o professor Peper sugere incluem aumentar a fonte do computador, usar óculos de leitura ou colocar o monitor em um suporte que o eleve ao nível dos olhos, tudo para facilitar a leitura da tela sem esforço e evitar que você tenda lentamente a se inclinar para a frente.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Ergonomia

Ossos e Articulações

Olhos e Visão

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.