15/03/2021

Não conquistou a confiança no primeiro encontro? Há um excelente remédio para isso

Redação do Diário da Saúde

Confiabilidade

Nos negócios, como na vida, é importante causar uma boa primeira impressão.

E uma interação positiva inicial de confiança pode ser útil na construção de um relacionamento de confiança duradouro.

Psicólogos constataram agora que confiar em uma pessoa desde o início pode trazer benefícios ao longo da vida do relacionamento, inclusive depois de uma violação futura dessa confiança.

"Não é apenas um velho ditado, as primeiras impressões realmente importam, especialmente quando se trata de confiança," explica a professora Rachel Campagna, da Universidade de New Hampshire (EUA). "Durante uma interação inicial, um dos fatores mais importantes e imediatos que as pessoas consideram sobre outra pessoa é a confiabilidade. Isso pode afetar sua disposição de aceitar o risco e a vulnerabilidade e pode ajudar a desenvolver percepções e comportamentos futuros, como cooperação, seja para trabalho, negociações ou parcerias. A coisa se torna mais complexa depois de um intervalo significativo de tempo entre as interações. "

Conquistando a confiança com ações

Os pesquisadores descobriram que, se a confiança é estabelecida em uma primeira reunião, mas logo depois uma das pessoas viola essa confiança, os outros tendem a perdoar mais porque automaticamente voltam à impressão inicial.

No entanto, o que eles acharam igualmente interessante foi que, se as pessoas não fossem confiáveis durante uma primeira reunião, ou começassem com o pé errado e tivessem a oportunidade no futuro de violar ainda mais essa confiança, mas não o fizessem, elas na verdade passaram a ser consideradas as mais confiáveis de todas.

Em outras palavras, uma pessoa que tinha passado uma primeira impressão de não confiável, mas justifica a confiança no futuro, passa à frente em confiabilidade até mesmo daquelas que causaram uma boa primeira impressão.

"Um bom exemplo é entrar em uma negociação com um vendedor e a confiança ser questionada nesse primeiro encontro," explica Campagna. "Mas quando as duas pessoas se encontram novamente para finalizar a negociação, como assinar contratos, o cliente descobre que o vendedor fez algo para ajudá-lo que não era esperado. Esse simples ato é uma oportunidade de consertar qualquer impressão negativa de confiança inicial e pode até mesmo fortalecê-la com ações, como dar boas indicações do outro no futuro."

Checagem com artigo científico:

Artigo: The (Mostly) Robust Influence of Initial Trustworthiness Beliefs on Subsequent Behaviors and Perceptions
Autores: Rachel Campagna, Alexandra A Mislin, Kurt T Dirks, Hilary Anger Elfenbein
Publicação: Human Relations
DOI: 10.1177/00187267211002905
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