05/02/2019

Criança sem cicatriz não precisa refazer vacina BCG

Com informações da Agência Brasil

BCG sem cicatriz

Crianças que não apresentarem cicatriz vacinal após receberem a dose contra a tuberculose - conhecida como BCG - não precisam ser revacinadas.

A recomendação foi divulgada pelo Ministério da Saúde e está alinhada com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Comitê Técnico Assessor de Imunizações.

Sem citar detalhes dos experimentos científicos, o ministério afirma que "estudos comprovaram a eficácia da vacina também em crianças que não ficam com cicatriz após a aplicação".

De acordo com o ministério, a principal maneira de prevenir a tuberculose em crianças é por meio da BCG, ofertada gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS). A dose deve ser dada ao nascer, nas maternidades, ou na primeira visita da criança ao serviço de saúde, o mais precocemente possível.

A vacina também está disponível na rotina dos serviços para crianças menores de 5 anos e protege contra as formas mais graves da doença, como a tuberculose miliar e a meníngea.

Dados da pasta mostram que a BCG é uma das doses com maior adesão atualmente no Brasil. Em 2017, a vacina registrou 96,2% de cobertura em todo o país.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Vacinas

Cuidados com o Recém-nascido

Sistema Respiratório

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.