03/07/2018

10 curiosidades sobre a doação de sangue

Redação do Diário da Saúde
10 curiosidades sobre a doação de sangue

[Imagem: Ministério da Saúde/Divulgação]

Doe

Você sabe que doar sangue é importante, altruísta, salva vidas e faz o doador ter a sensação incomparável da compaixão, de ter feito o bem a um desconhecido, sem esperar nada em troca.

Mas, se você ainda não se decidiu, há uma série de curiosidades que podem ajudá-lo a ajudar, minimizar a escassez crônica de sangue doado:

1. No homem, após uma doação de 450 ml de sangue, o plasma é reposto em 48 a 72 horas, os glóbulos vermelhos em aproximadamente 4 semanas e o estoque de ferro em aproximadamente 8 semanas. Na mulher há uma diferença, com o estoque de ferro levando aproximadamente 12 semanas para ser reposto.

2. No Brasil as mulheres representam menos de 40% dos doadores de sangue.

3. O volume total de sangue a ser doado não pode exceder 8 ml/kg de peso para as mulheres e 9 ml/kg de peso para os homens.

4. Uma vez coletado, o sangue é dividido em até 4 componentes: Concentrado de Hemácias (CH), Concentrado de Plaquetas (CP), Plasma Fresco Congelado (PFC) e Crioprecipitado (CRIO), que podem ser utilizados como produto terapêutico em até 4 pacientes diferentes. Todo sangue coletado é testado e só é liberado para uso após comprovada a sua segurança.

5. Doar sangue não engrossa e nem afina o sangue, isso é apenas um mito.

6. Não existe nenhuma relação entre ganhar ou perder peso com a doação de sangue.

7. Períodos menstruais não impedem a doação de sangue.

8. No dia de doar, o voluntário deve estar bem alimentado (evitando alimentos gordurosos), ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior à doação e não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores. Também deve evitar fumar por pelo menos duas horas antes e depois da doação.

9. O peso corporal mínimo determinado para a doação de sangue é de 50 kg, isso porque o volume total de sangue que corre no corpo humano é principalmente baseado no peso do indivíduo. Então, como a doação gira entre 10 e 15% do sangue total que temos no corpo, quando a pessoa tem menos de 50 kg aquele volume padrão da doação pode significar mais do que 15% - trazendo o risco de ela não se sentir muito bem, ou ter algum mal-estar durante ou após a doação de sangue. Então, é por segurança que existe a determinação de que somente aqueles indivíduos com mais 50 kg de massa corporal façam a doação de sangue.

10. Não há nenhum substituto para o sangue, e o sangue doado só faz o bem. Doe.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Sistema Circulatório

Sentimentos

Transplantes

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.