27/10/2023

Depressão: Antidepressivos versus correr mostra um vencedor claro

Redação do Diário da Saúde
Depressão: Antidepressivos versus correr mostra um vencedor claro
É preciso também levar em conta que fazer atividades físicas mais que dobra o nível de felicidade dos praticantes.
[Imagem: Wikimedia/Henri Bergius]

Vencer a depressão sem antidepressivos

Quanto se trata de tentar combater a depressão, fazer exercícios físicos funciona tão bem quando tomar antidepressivos - com as vantagens imbatíveis de que fazer exercícios físicos não tem efeitos colaterais negativos, não causa dependência e ainda melhora a saúde física em geral.

Esta foi a conclusão de uma grande equipe internacional que realizou o primeiro ensaio clínico a comparar diretamente os efeitos das duas intervenções na saúde mental e física.

Na verdade, o ensaio mostrou claros benefícios do exercício físico contra a depressão, juntamente com uma leve piora física com o uso dos antidepressivos.

Os pesquisadores compararam os efeitos dos antidepressivos com exercícios de corrida em casos de ansiedade e depressão, além de fazer medições da saúde geral dos participantes. Os dados mostraram que ambas as intervenções têm aproximadamente os mesmos benefícios para a saúde mental - mas um curso de corrida de 16 semanas durante o mesmo período alcançou pontuações mais altas em termos de melhoria da saúde física, enquanto os antidepressivos levaram a uma condição física ligeiramente pior, como já sugerido por estudos anteriores.

No final do ensaio, cerca de 44% - portanto, menos da metade - em ambos os grupos apresentaram uma melhoria na depressão e na ansiedade. No entanto, o grupo de corrida apresentou melhorias no peso, circunferência da cintura, pressão arterial e função cardíaca, enquanto o grupo antidepressivo mostrou uma tendência para uma ligeira deterioração nesses marcadores metabólicos.

O único senão é que a taxa de abandono foi muito maior no grupo que inicialmente optou pelo exercício, o que é curioso, porque a maioria dos pacientes optou pela terapia de exercícios no início do estudo.

"Além disso, precisamos encarar os potenciais efeitos colaterais que nossos tratamentos podem ter. Os médicos devem estar cientes da desregulação da atividade do sistema nervoso que certos antidepressivos podem causar, especialmente em pacientes que já apresentam problemas cardíacos. Isto também fornece um argumento para considerar seriamente a redução gradual e a descontinuação dos antidepressivos quando os episódios de depressão ou ansiedade tiverem regredido. No final, os pacientes só são verdadeiramente ajudados quando melhoramos a sua saúde mental sem piorar desnecessariamente a sua saúde física," concluiu a professora Brenda Penninx, da Universidade Vrije (Países Baixos).

Checagem com artigo científico:

Artigo: Antidepressants or running therapy: Comparing effects on mental and physical health in patients with depression and anxiety disorders
Autores: Josine E. Verhoeven, Laura K.M. Han, Bianca A. Lever-van Milligen, Mandy X. Hu, Dóra Révész, Adriaan W. Hoogendoorn, Neeltje M. Batelaan, Digna J.F. van Schaik, Anton J.L.M. van Balkom, Patricia van Oppen, Brenda W.J.H. Penninx
Publicação: Journal of Affective Disorders
Vol.: 329, Pages 19-29
DOI: 10.1016/j.jad.2023.02.064
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Atividades Físicas

Medicamentos

Comportamento

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.