09/05/2023

Descoberta causa dos efeitos colaterais do analgésico diclofenaco

Redação do Diário da Saúde

Risco do diclofenaco

Pesquisas têm levantado preocupações de segurança relacionadas ao analgésico diclofenaco, amplamente utilizado no mundo todo, sobretudo envolvendo danos cardíacos.

Isto fez com que a autoridade de saúde norte-americana (FDA) retirasse o diclofenaco da categoria de venda livre, passando a exigir receituário médico.

"A maioria dos pacientes que estão usando diclofenaco tem artrite, e muitos deles correm o risco de doenças cardíacas," disse o Dr. Bhagwat Prasad, da Universidade do Estado de Washington. "Portanto, existe a preocupação de que tomar diclofenaco pode colocá-los em risco ainda maior de eventos cardiovasculares, como ataque cardíaco e derrame."

A boa notícia é que a equipe do Dr. Prasad acaba de descobrir a explicação para esses efeitos colaterais graves em alguns pacientes.

Acontece que a atividade da enzima que metaboliza o diclofenaco, chamada UGT2B17, pode variar até 3.000 vezes de uma pessoa para outra - e, como a diferença entre o remédio e o veneno costuma estar na dose, isso pode ter um efeito devastador.

Enzima que metaboliza o diclofenaco

Outra descoberta importante é que a enzima UGT2B17 está presente em níveis muito mais baixos nas mulheres do que nos homens, o que pode explicar o aumento do risco de danos cardíacos observado em mulheres que tomam diclofenaco.

A equipe também descobriu que a enzima está ausente principalmente em crianças com menos de nove anos, e há grandes diferenças baseadas na etnia no número de pessoas que não possuem o gene para a enzima, variando de cerca de 20% nos caucasianos até cerca de 90% nos japoneses.

A expectativa é que esta descoberta seja agora usada para desenvolver maneiras de identificar os indivíduos em maior risco dos efeitos colaterais graves do diclofenaco e determinar padrões de dosagem mais seguros para populações específicas, incluindo mulheres, crianças pequenas e pessoas de certas etnias.

A equipe recomenda que as autoridades reguladoras de medicamentos em países onde o diclofenaco ainda está disponível sem receita médica devem considerar a realização de testes de eficácia para determinar a dose ideal do medicamento para a população local.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Intestinal metabolism of diclofenac by polymorphic UGT2B17 correlates with its highly variable pharmacokinetics and safety across populations
Autores: Deepak Ahire, Scott Heyward, Bhagwat Prasad
Publicação: Clinical Pharmacology & Therapeutics
DOI: 10.1002/cpt.2907
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Medicamentos

Dores Crônicas

Coração

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.