09/04/2024

Asma pode ter origem mecânica, e não inflamatória

Redação do Diário da Saúde
Descoberta pode limitar danos e até curar os ataques de asma
A asma não é apenas incômoda e debilitante: Ataques de asma tiram vidas todos os dias.
[Imagem: Asthma+Lung UK]

Causa da asma

Cientistas descobriram um novo gatilho para a asma que está trazendo esperança de um tratamento que possa prevenir a doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo e que é potencialmente fatal.

A maioria dos tratamentos atuais para a asma parte da ideia de que se trata de uma doença inflamatória. No entanto, a característica potencialmente fatal da asma é o ataque ou a constrição das vias aéreas, dificultando a respiração.

Agora, Hwa Seob Choi e seus colegas constataram pela primeira vez que as várias características de um ataque de asma - inflamação, secreção de muco e danos na barreira das vias aéreas que previne infecções - resultam justamente dessa constrição mecânica.

Esta descoberta sugere que o bloqueio de um processo que normalmente causa a morte das células epiteliais pode prevenir os danos, a inflamação e o muco resultantes de um ataque de asma, minimizando os danos e até salvando a vida dos pacientes de casos mais graves.

"Nossa descoberta é o culminar de mais de dez anos de trabalho. Como biólogos celulares, que observam os processos, pudemos ver que a constrição física de um ataque de asma causa a destruição generalizada da barreira das vias aéreas. Sem esta barreira, as pessoas que sofrem de asma têm muito mais probabilidade de desenvolver inflamação a longo prazo, cicatrização de feridas e infecções que causam mais ataques. Ao compreender este mecanismo fundamental, estamos agora em melhor posição para prevenir todos estes eventos," disse a professora Jody Rosenblatt, do King's College de Londres (Reino Unido).

Broncoconstrição

Apesar de ser uma condição extremamente comum, as causas da asma ainda não são compreendidas pela ciência. Os medicamentos atuais tratam as consequências de um ataque de asma abrindo as vias respiratórias, acalmando a inflamação e rompendo o muco pegajoso que obstrui as vias respiratórias, o que ajuda a controlar a asma - mas não a previne e não evita novos ataques.

A resposta para parar os sintomas da asma pode estar na extrusão celular, um processo que os pesquisadores agora descobriram que leva à morte da maioria das células epiteliais. Os cientistas usaram modelos de pulmões de camundongos e tecidos de vias aéreas humanas para descobrir que, quando as vias aéreas se contraem, o que é conhecido como broncoconstrição, as células epiteliais que revestem as vias aéreas são espremidas, acabando por morrer logo a seguir.

Como a broncoconstrição causa muitas extrusões celulares, ela danifica a barreira das vias aéreas, causando inflamação e excesso de muco.

Mas ainda falta muito trabalho para que a descoberta se transforme em um novo tratamento para os seres humanos com asma. Em experimentos anteriores, os cientistas descobriram que o composto químico gadolínio pode bloquear a extrusão. Neste estudo agora publicado, eles descobriram que o composto funciona em camundongos para prevenir a extrusão excessiva que causa danos e inflamação após um ataque de asma. Contudo, o gadolínio não foi testado em humanos, precisando ainda ser avaliado se será seguro e eficaz.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Molecularly thin, two-dimensional all-organic perovskites
Autores: Hwa Seob Choi, Jun Lin, Gang Wang, Walter P. D. Wong, In-Hyeok Park, Fang Lin, Jun Yin, Kai Leng, Junhao Lin, Kian Ping Loh
Publicação: Science
Vol.: 384, Issue 6691 pp. 60-66
DOI: 10.1126/science.adk8912
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Sistema Respiratório

Alergias

Acupuntura

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.