23/02/2019

Descobertas novas espécies de aranha-marrom no Brasil

Redação do Diário da Saúde
Descobertas novas espécies de aranha-marrom no Brasil
Diversas pesquisas tentam desenvolver soros contra a picada da aranha-marrom.
[Imagem: Rafael Marques Porto]

Espécies de aranha-marrom

Novas espécies de aranha-marrom são descritas por pesquisador do Butantan

Um artigo publicado pelo pesquisador Rogério Bertani, do Instituto Butantan, identificou e descreveu novas espécies de aranhas encontradas e coletadas em cavernas de Minas Gerais e Bahia.

As aranhas foram descobertas pelos bioespeleólogos - biólogos especialistas em cavernas - da Universidade Federal de São Carlos (UFScar). Maria Elina Bichuette, Diego Schimonsky e Jonas Gallão descobriram as novas espécies Loxosceles cardosoi, Loxosceles carinhanha, Loxosceles ericsoni e Loxosceles karstica.

As descobertas contribuem para o conhecimento de aranhas de importância para a saúde pública, devido ao efeito de seu veneno em seres humanos.

"Toda espécie de Loxosceles pode causar acidentes parecidos, o que também deve ocorrer com as novas espécies. Porém, pelo contato com as pessoas ser muito pequeno, por viverem principalmente em cavernas, os acidentes causados pelas novas espécies devem ser raros ou mesmo inexistentes.

"Contudo, à medida que novas regiões do Brasil com baixa densidade populacional começam a ser colonizadas e novas cidades surgem, a população começa a ter contato com esses animais, o que pode se tornar um problema no futuro. Mas não há forma de prever se irão se tornar um problema ou continuarão a viver sem serem notadas pelos habitantes da região," explica Bertani.

Efeitos da picada da aranha-marrom

As Loxosceles (nome científico da aranha-marrom) são aranhas encontradas sob rochas, debaixo de cascas e buracos de árvores, cavernas, bambuzais e fendas naturais em barrancos. São encontradas também dentro de residências, onde se abrigam atrás de móveis, quadros, portas, frestas nas paredes e lugares escuros, como pilhas de madeira, tijolos e telhas.

O efeito de seu veneno varia entre uma leve dor no local, até necrose do tecido picado, feridas grandes e profundas, ou até vermelhidão pelo corpo, febre, mal-estar, náuseas e vômitos.

Com as novas espécies registradas, o Brasil passa a ter oficialmente 18 espécies de aranha-marrom existentes em seu território. Foram catalogadas, até o momento, 134 espécies em todo o mundo.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Biologia

Acidentes

Intoxicação

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.