13/10/2021

Descoberto novo alvo de medicamentos para múltiplas doenças

Redação do Diário da Saúde
Discovery of mechanics of drug targets for covid-19
A nova descoberta deverá ter uma de suas primeiras aplicações nos tratamentos de covid-19.
[Imagem: Shubhi Pandey et al. - 10.1016/j.molcel.2021.09.007]

Receptores de membrana

Uma equipe internacional de pesquisadores descobriu o mecanismo de funcionamento dos receptores celulares que estão envolvidos na progressão do câncer e em doenças inflamatórias.

A descoberta revela potenciais alvos de medicamentos para várias doenças, incluindo câncer, artrite reumatoide e até mesmo covid-19.

"O sistema complemento é parte integrante do mecanismo de defesa do nosso corpo contra ataques patogênicos, incluindo vírus. Quando bactérias ou vírus entram em nosso corpo, o sistema complemento é ativado, incluindo dois receptores de membrana diferentes, chamados C5aR1 e C5aR2," contou o professor Arun Shukla, da Universidade McGill (Canadá). "Embora a ativação do sistema complemento seja essencial para combater patógenos prejudiciais, a ativação excessiva e sustentada leva à inflamação, mesmo em condições de risco de vida, como as responsáveis por complicações graves na covid-19."

Usando tecnologias de ponta, como CRISPR e microscopia eletrônica criogênica, os pesquisadores desvendaram o funcionamento interno do C5aR2, fornecendo uma oportunidade adicional para o direcionamento terapêutico para a covid-19 e abrindo o caminho para o tratamento de outras doenças.

"Para tratar a covid-19, alguns cientistas já estão tentando bloquear a ativação do receptor C5aR1 e os ensaios clínicos já estão em andamento para o Avdoralimabe em pacientes com pneumonia severa induzida por covid-19. Nosso estudo abre a possibilidade de alvejar o C5aR2 ao desenvolver novas moléculas de drogas que possam se ligar a esse receptor e bloquear sua ativação e resposta inflamatória," disse o professor Stéphane Laporte.

Receptores

As células do corpo humano são cercadas por receptores que são alvos importantes dos medicamentos, onde eles produzem seus efeitos benéficos.

Esses receptores funcionam como mensageiros porque recebem e transmitem sinais que permitem às células desencadear processos fisiológicos em nosso corpo, explicam os pesquisadores.

"Estamos muito animados em decifrar os detalhes mais sutis desses receptores usando tecnologias de ponta. Essas informações devem aumentar nosso conhecimento fundamental sobre a sinalização celular e nos permitir traduzir nossas descobertas em novas descobertas de drogas," concluiu Shukla.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Intrinsic bias at non-canonical, β-arrestin-1 coupled seven transmembrane receptors
Autores: Shubhi Pandey, Punita Kumari, Mithu Baidya, Ryoji Kise, Yubo Cao, Hemlata Dwivedi-Agnihotri, Ramanuj Banerjee, Xaria X. Li, Cedric S. Cui, John D. Lee, Kouki Kawakami, Jagannath Maharana, Ashutosh Ranjan, Madhu Chaturvedi, Gagan Deep Jhingan, Stéphane A. Laporte, Trent M. Woodruff, Asuka Inoue, Arun K. Shukla
Publicação: Molecular Cell
DOI: 10.1016/j.molcel.2021.09.007
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Desenvolvimento de Medicamentos

Vírus

Sistema Imunológico

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.