01/11/2023

Diagnóstico de doenças pela língua atinge 94% de precisão

Redação do Diário da Saúde
Diagnóstico de doenças pela língua atinge 94% de precisão
É possível diagnosticar mais de 10 doenças que causam uma mudança visível na cor da língua.
[Imagem: Vanesssa/Pixabay]

Diagnóstico pela língua

Uma prática de 2.000 anos dos fitoterapeutas chineses - examinar a língua em busca de sinais de doenças - acaba de ser validada por cientistas da computação usando aprendizado de máquina e inteligência artificial.

Os sistemas de diagnóstico da língua estão ganhando força rapidamente devido ao aumento do monitoramento remoto da saúde em todo o mundo, e um novo estudo fornece mais evidências da precisão crescente desta tecnologia para detectar doenças.

Engenheiros da Universidade do Sul da Austrália (UniSA) da Universidade Técnica do Oriente Médio (MTU) capturaram imagens - via câmera de um computador - da língua de 50 pacientes com diabetes, insuficiência renal e anemia, e então as compararam com um banco de dados com imagens de 9.000 línguas.

Utilizando técnicas de processamento de imagem, eles conseguiram diagnosticar corretamente as doenças em 94% dos casos, em comparação com os resultados laboratoriais.

"Há milhares de anos, a medicina chinesa foi pioneira na prática de examinar a língua para detectar doenças. A medicina convencional há muito endossa este método, demonstrando que a cor, a forma e a espessura da língua podem revelar sinais de diabetes, problemas hepáticos, circulatórios e problemas digestivos, bem como doenças do sangue e do coração.

"Levando isto um passo adiante, novos métodos para diagnosticar doenças a partir da aparência da língua estão agora sendo feitos remotamente usando inteligência artificial e uma câmera - até mesmo um celular. A análise computadorizada da língua é altamente precisa e pode ajudar a diagnosticar doenças remotamente de uma forma segura, eficaz, sem dor e barata. Isto é especialmente relevante na sequência de uma pandemia global como a covid, onde o acesso aos centros de saúde pode ser comprometido," disse o professor Ali Al-Naji.

Doenças diagnosticadas pela língua

Pacientes com diabetes tipicamente têm língua amarelada, pacientes com câncer têm língua roxa com uma camada espessa e gordurosa e pacientes com acidente vascular cerebral agudo apresentam língua vermelha que geralmente é torta.

Estudos anteriores utilizando sistemas de diagnóstico da língua diagnosticaram com precisão apendicite, diabetes e doenças da tireoide. Um estudo de 2022 na Ucrânia analisou imagens da língua de 135 pacientes com covid e descobriu que 64% dos pacientes com infecção leve tinham língua rosa pálida, 62% dos pacientes com infecção moderada tinham língua vermelha e 99% dos pacientes com covid grave tinham uma língua vermelha escura.

"É possível diagnosticar com 80% de precisão mais de 10 doenças que causam uma mudança visível na cor da língua. Em nosso estudo alcançamos uma precisão de 94% com três doenças, portanto existe potencial para refinar ainda mais esta pesquisa," concluiu o professor Al-Naji.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Computer-aided diseases diagnosis system based on tongue color analysis: A review
Autores: Abdulghafor Khudhaer Abdullah, Saleem Lateef Mohammed, Ali Al-Naji
Publicação: AIP Conference Proceedings
Vol.: 2804, 040003
DOI: 10.1063/5.0154231
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Diagnósticos

Alimentação e Nutrição

Exames

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.