17/03/2014

Você sabe a diferença entre alergia e intolerância ao leite?

Com informações do Ministério da Saúde

Você já deve ter ouvido falar em alguém que tem alergia ou intolerância à lactose. Mas você sabe a diferença entre as duas situações?

A intolerância ao leite ocorre quando existe uma carência da enzima lactase, responsável por digerir o açúcar lactose, presente no leite.

Na intolerância, as reações estão restritas ao sistema digestório, com gases, dores abdominais, diarreia e vômito.

Já a alergia ocorre quando os anticorpos identificam a proteína do leite como um corpo estranho que precisa ser combatido, o que desencadeia uma série de reações alérgicas por todo o corpo.

"O mal-estar da intolerância é momentâneo, quando passar o efeito volta tudo ao normal. Na alergia não. Quando é desencadeado um processo alérgico a reação é no corpo todo. Os anticorpos se voltam contra aquela substância e a glote pode até ficar edemaciada, vir a fechar e a pessoa morrer", explica a médica Serly Francine Casella.

Como surgem a alergia e a intolerância ao leite

A alergia ao leite normalmente dá seus sinais na infância e pode ser desencadeada a partir da ingestão de leite industrializado como complemento nos primeiros meses de vida ou mesmo por uma questão hereditária.

Pesquisadores brasileiros estão desenvolvendo uma tecnologia que promete tirar do leite a proteína que causa alergia, mas o produto ainda não chegou ao mercado.

Já a intolerância à lactose pode surgir ao longo da vida.

O gastroenterologista Ângelo Zambam de Mattos explica ser comum que as pessoas possam ir perdendo a capacidade de produzir a enzima lactase ao longo da vida.

"Nós seres humanos fomos programados para consumir leite na infância, como os animais. É muito frequente que uma parcela da população vá perdendo a enzima que digere o leite, causando essa dificuldade na digestão", disse ele.

O Dr. Ângelo ressalta que a pessoa diagnosticada com intolerância à lactose ou alergia ao leite deve procurar um especialista e substituir o alimento para não perder alguns nutrientes.

"Quando a pessoa não consome leite tem que ficar atenta caso precise repor vitamina D e cálcio para não desenvolver uma osteoporose no futuro", conta o médico.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Alimentação e Nutrição

Alergias

Amamentação

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.