03/07/2023

Discurso de ódio: Palavras podem machucar mais que agressão física

Redação do Diário da Saúde

Palavras que ferem

As pessoas condenam o discurso de ódio com mais severidade do que a discriminação não-verbal que tenha a mesma intenção e mesmas consequências.

Ataques verbais contra grupos marginalizados podem causar sérios danos às vítimas. No entanto, muitos casos de discurso de ódio nunca são denunciados e nem chegam à justiça.

"Nós vemos isso nos esportes, nas ruas, nas escolas e em nossos parlamentos," diz a professora Jimena Zapata, da Universidade Ludwig-Maximilians de Munique (Alemanha), acrescentando que a grande proporção de incidentes de discurso de ódio não relatados é extremamente preocupante.

Para descobrir as possíveis razões disso, Zapata e sua colega Ophelia Deroy estavam investigando como as pessoas reagem a diferentes formas de discriminação. Elas fizeram isto comparando como voluntários percebem e avaliam crimes de ódio em que o ódio é expresso de forma verbal ou não verbal.

Discurso pior que ação

Os resultados surpreenderam: Ao contrário da expectativa original, os experimentos mostraram que os participantes julgaram os incidentes verbais de ódio como mais dignos de punição e condenação e mais prejudiciais à vítima do que os ataques físicos.

"A literatura previa que as ações seriam julgadas com mais severidade do que as palavras. Mas o oposto parece ser o caso," disse Deroy. "Os ataques físicos obviamente causam danos diretos e visíveis. Você vê o hematoma se alguém me bate no rosto porque eu pertenço a um determinado grupo. Mas se alguém gritar que eu não pertenço a este lugar, você pode não ver o dano, mas ele está lá - e pode até durar mais."

As ações não-verbais apresentadas aos participantes do estudo incluíam cuspir na frente de alguém ou ir sentar-se demonstrativamente em outro lugar no metrô, por exemplo. O efeito sobre os espectadores permaneceu mesmo nos casos em que as próprias vítimas não perceberam a ação cheia de ódio.

"Nossas descobertas mostram que, dadas consequências idênticas, o discurso de ódio é percebido como pior do que um ato físico motivado pelo ódio," disse Deroy.

Contra grupos e contra a sociedade

As duas pesquisadoras explicam que o fato de as palavras serem consideradas mais repreensíveis do que as ações apontam para um fenômeno conhecido como "aversão à ação", segundo o qual as pessoas sentem uma aversão fundamental a certas ações independentemente de suas consequências - neste caso, fazer uma declaração odiosa em público.

Além disso, as formulações verbais de ódio são mais explícitas e, portanto, mais difíceis de reformular.

Outro fator é que as palavras discriminatórias não atingem apenas a vítima individualmente: "O discurso de ódio não se dirige exclusivamente a uma pessoa específica: Dirige-se ao indivíduo como membro de um determinado grupo," explicou Zapata. "Ele viola o princípio da igualdade da dignidade humana e dos direitos humanos e afeta a vítima imediata, espectadores, outros membros do grupo coletivo visado e toda a sociedade."

Mesmo que as próprias vítimas não ouçam as palavras, observam as duas pesquisadoras, essas palavras de ódio e discriminação ainda podem causar danos a espectadores aleatórios.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Ordinary citizens are more severe towards verbal than nonverbal hate-motivated incidents with identical consequences
Autores: Jimena Zapata, Ophelia Deroy
Publicação: Nature Scientific Reports
Vol.: 13, Article number: 7126
DOI: 10.1038/s41598-023-33892-8
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Violência

Relacionamentos

Sentimentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.