03/03/2022

Dois estudos mensuram risco de trombose das vacinas AstraZeneca contra covid-19

Redação do Diário da Saúde
Dois estudos mensuram risco de trombose das vacinas AstraZeneca contra covid-19
Pesquisadores revisaram o impacto da vacinação contra a covid-19 na trombose venosa cerebral.
[Imagem: Hailshadow/CC-BY 4.0]

Trombose venosa cerebral

Há um risco ligeiramente mais elevado de eventos de trombose intracraniana após a vacinação com a vacina AstraZeneca ChAdOx1-S, de acordo com dois novos estudos publicados na revista científica PLOS Medicine.

O primeiro artigo, de William Whiteley e colegas da Universidade de Edimburgo (Reino Unido) analisou os registros eletrônicos de saúde de 46 milhões de adultos na Inglaterra.

O segundo artigo, de outra equipe da mesma universidade, liderada por Steven Kerr, usou um conjunto de dados de 11 milhões de adultos na Inglaterra, Escócia e País de Gales.

Ambos os bancos de dados continham casos de trombose - quando um coágulo sanguíneo bloqueia uma veia ou artéria - relatados após a vacinação com a vacina Astra Zeneca ChAdOx1-S contra a covid-19.

No entanto, as taxas de eventos venosos e arteriais comuns, incluindo acidente vascular cerebral, infarto do miocárdio, trombose venosa profunda e embolia pulmonar, são difíceis de mensurar com base apenas em relatos de casos.

Risco até duas vezes maior

No primeiro estudo, Whiteley e seus colegas mostram que, para as pessoas com menos de 70 anos, os riscos de eventos trombóticos arteriais e venosos foram comparáveis nos 28 dias após a vacinação, mas um pequeno aumento na taxa de trombose venosa intracraniana foi observado após a vacina ChAdOx1-S.

Isso correspondeu a um excesso de risco estimado entre 0,9 e 3 casos por milhão (variando por idade e sexo), o que é aproximadamente o dobro da taxa observada em pessoas não vacinadas, após ajuste para uma série de características demográficas e comorbidades. O mesmo efeito não foi observado após a vacina BNT162b2, da Pfizer.

Já para os pessoas com 70 anos ou mais, os riscos de eventos trombóticos arteriais e venosos foram ligeiramente menores nos 28 dias após a vacinação com a vacina BNT162b2 ou ChAdOx1-S, após ajuste para um variedade de características demográficas e comorbidades.

No segundo estudo, os pesquisadores compararam a taxa de eventos de trombose do seio venoso cerebral (TVC) - um tipo raro de coágulo sanguíneo no cérebro - nos 90 dias anteriores à vacinação e nas quatro semanas após a primeira dose de ChAdOx1-S ou BNT162b2.

Foi observado uma pequena elevação do risco de eventos TVC após a vacinação com ChAdOx1-S, equivalente a um evento adicional por 4 milhões de pessoas vacinadas, o que é aproximadamente duas vezes maior do que antes da vacinação. O estudo não encontrou associação entre a vacina BNT162b2 e TVC.

Os autores de ambos os estudos alertam que o baixo número de eventos gerais de TVC e outros subtipos de trombose, mesmo em grandes coortes, dificulta estimativas precisas dos riscos. Eles planejam realizar estudos futuros para incluir outras vacinas, bem como vacinas secundárias e de reforço.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Association of covid-19 vaccines ChAdOx1 and BNT162b2 with major venous, arterial, or thrombocytopenic events: A population-based cohort study of 46 million adults in England
Autores: William N. Whiteley, Samantha Ip, Jennifer A. Cooper, Thomas Bolton, Spencer Keene, Venexia Walker, Rachel Denholm, Ashley Akbari, Efosa Omigie, Sam Hollings, Emanuele Di Angelantonio, Spiros Denaxas, Angela Wood, Jonathan A. C. Sterne, Cathie Sudlow
Publicação: PLOS Medicine
DOI: 10.1371/journal.pmed.1003926

Artigo: First dose ChAdOx1 and BNT162b2 covid-19 vaccinations and cerebral venous sinus thrombosis: A pooled self-controlled case series study of 11.6 million individuals in England, Scotland, and Wales
Autores: Steven Kerr, Mark Joy, Fatemeh Torabi, Stuart Bedston, Ashley Akbari, Utkarsh Agrawal, Jillian Beggs, Declan Bradley, Antony Chuter, Annemarie B. Docherty, David Ford, Richard Hobbs, Srinivasa Vittal Katikireddi, Aziz Sheikh
Publicação: PLOS Medicine
DOI: 10.1371/journal.pmed.1003927
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Vacinas

Cérebro

Sistema Circulatório

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.