25/03/2015

Droga experimental converte gordura ruim em gordura boa

Redação do Diário da Saúde

Gordura marrom

Um medicamento experimental provocou perda de peso e de gordura em testes em animais.

Conhecido como GC-1, o fármaco acelera o metabolismo, "queimando" as células de gordura.

"O GC-1 aumenta drasticamente a taxa metabólica, essencialmente convertendo a gordura branca, que armazena o excesso de calorias e é associada à obesidade e à doença metabólica, em uma gordura parecida com a gordura marrom, que queima calorias," disse Kevin Phillips, do Instituto Metodista de Pesquisas de Houston (EUA).

Até poucos anos atrás, os cientistas acreditavam que apenas os animais e os bebês humanos tinham a gordura marrom, agora considerada "gordura boa" por sua função de queimar calorias.

"Agora está claro," disse Phillips, "que os adultos humanos têm gordura marrom, mas ela parece perder a sua atividade de queima de calorias ao longo do tempo."

Queima de gordura

Com isso, tem havido uma corrida pela descoberta de compostos que possam converter a gordura branca em gordura marrom.

De acordo com Phillips, o GC-1 funciona ativando os receptores do hormônio da tireoide, que desempenham um papel na regulação do metabolismo - a conversão de alimentos em energia. Receptores dos hormônios da tireoide também participam da termogênese adaptativa, na qual o corpo usa o excesso de energia (calorias e gordura) para se aquecer.

Tomando uma elevada dose do fármaco, animais geneticamente modificados para se tornarem obesos perderam peso e mais de 50% da sua massa gorda em aproximadamente duas semanas.

Colesterol

O fármaco ainda não foi submetido a testes para a perda de peso em humanos, mas está sendo testado em ensaios clínicos para diminuir o colesterol, sob o nome sobetirome.

No entanto, Phillips alerta que as doses de sobetirome utilizadas nos estudos de redução de colesterol são muito inferiores às que ele aplicou nos seus animais para fazê-los perder peso, o que exigirá novos estudos clínicos.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Alimentação e Nutrição

Dietas e Emagrecimento

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.