02/03/2022

É possível morrer por decepção amorosa?

Redação do Diário da Saúde
É possível morrer devido a uma decepção amorosa?
Cientistas dizem já ter encontrado uma explicação para a Síndrome do Coração Partido, enquanto outros afirmam tratar-se de uma nova doença da modernidade.
[Imagem: Tim Houlihan]

Síndrome do coração partido

Da mitologia grega à saga de Guerra nas Estrelas, um coração partido pode se tornar uma aflição fatal.

Mas será que existe alguma evidência de que a tragédia romântica possa acontecer na vida real?

Colocando mais claramente, alguém pode realmente morrer por um "coração partido" em um rompimento amoroso?

"Provisoriamente, sim. A síndrome de Takotsubo é uma cardiomiopatia de início súbito, provocada por estresse emocional. É bastante grave, mas o mecanismo é desconhecido," disse o Dr. Julius Bogomolovas, da Universidade da Califórnia de San Diego (EUA).

Também conhecida como "síndrome do coração partido", esta condição causa um enfraquecimento súbito do músculo cardíaco, impedindo-o de bombear o sangue de forma eficaz.

Titina

O Dr. Bogomolovas está justamente tentando encontrar o mecanismo que poderia explicar como o estresse danifica o tecido cardíaco. Mas, como é difícil encontrar corações partidos em condições de laboratório, sua equipe se concentrou no estresse crônico, que também é "um contribuinte bastante significativo para a hipertensão, o principal fator de problemas cardíacos", acrescentou ele.

A equipe ainda não tem uma resposta definitiva e conclusiva, mas os indícios apontam para uma grande molécula elástica chamada titina.

A equipe descobriu que a titina se acumula no tecido cardíaco durante o estresse, aparentemente como uma defesa natural. "Não sabemos por que ela faz isso - se fizermos o mesmo, isso poderia ser útil para terapias que visam os músculos do coração," justifica o pesquisador.

Antes, porém, a equipe precisa descobrir como reproduzir esse efeito natural, encontrando meios de enviar a titina diretamente para o músculo cardíaco durante eventos de estresse agudo.

Seguro contra decepções amorosas

Enquanto isso, é melhor prevenir do que remediar quando se trata de cuidar do coração.

Embora você não possa impedir uma decepção amorosa, modificações no estilo de vida, como uma dieta saudável e exercícios regulares podem ajudar a nos manter fora da sala de emergência.

Fortes laços sociais também melhoram nosso bem-estar, portanto, dar-se bem com seu amor - mesmo que haja algum rompimento ocasional - certamente fará bem ao seu coração.

E, se o pior acontecer, não se desespere: Ao contrário de um ataque cardíaco causado por estresse crônico e danos ao tecido cardíaco, Bogomolovas afirma que os sintomas da síndrome do coração partido se dissipar após 24 horas com atenção médica adequada.

Superar a falta do amor que se foi, no entanto, pode demorar um pouco mais, e a medicina ainda não consegue ajudar.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Coração

Relacionamentos

Sentimentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.