16/03/2020

Efeito Segunda-Feira é real e impacta economia

Redação do Diário da Saúde
Outros garantem que o mau humor de segunda-feira é mito; mas bom humor de sexta-feira é real.
[Imagem: CC0 Public Domain/Pixabay]

Produtividade na segunda-feira

O "Efeito Segunda-Feira" é real - e está afetando até a entrega das suas encomendas.

É o que diz um trio de pesquisadores da Universidade de Lehigh (EUA), especializados em análise de decisão e tecnologia.

Eles descobriram que o Efeito Segunda-Feira - aquela decepção de retornar ao trabalho após um fim de semana, que se estima impactar não apenas a psicologia, mas também a produtividade e as finanças - também afeta negativamente as cadeias de suprimentos.

Isso significa mais tempo entre o recebimento de uma encomenda e a remessa da mercadoria, além de mais erros no atendimento do pedido. As interrupções do processo que ocorrem quando as operações são encerradas no fim de semana, juntamente com fatores humanos, prejudicam o desempenho da cadeia nesse dia específico da semana.

Efeito Segunda-Feira

Yuliang Yao e seus colegas usaram um conjunto de dados de mais de 800.000 transações coletadas durante um período de 12 meses para analisar as variações no desempenho das operações por dias da semana. Eles também analisaram dados de pedidos e atendimento de uma das maiores redes de supermercados da China.

Eles constataram que o Efeito Segunda-Feira foi predominante e significativo.

Por exemplo, o tempo entre o recebimento de um pedido de compra e o envio é 9,68% mais longo às segundas-feiras do que em outros dias da semana, em média. As segundas-feiras, ao que parece, estão sujeitas a impactos relacionados a processos e a fatores humanos.

Os fins de semana criam gargalos nos centros de distribuição que são enfrentados às segundas-feiras à medida que os pedidos são processados, separados, organizados e enviados aos clientes. Os seres humanos que concluem as atividades de processamento são afetados pelo ajuste ao retorno ao trabalho, mostram-se mais propensos a erros e menos eficientes.

Como reduzir o Efeito Segunda-Feira

Mas os gerentes da cadeia de suprimentos podem tomar medidas para combater o Efeito Segunda-Feira, diz a equipe.

As estratégias incluem aumento no número de funcionários às segundas-feiras (ou em qualquer dia que retorne de um intervalo, incluindo feriados), verificação dupla e menos reuniões às segundas-feiras.

Melhor treinamento, salários adicionais ou bônus, como cafés especiais ou palestras motivacionais na segunda-feira também ajudam a reduzir os erros e atrasos.

Checagem com artigo científico:

Artigo: "Monday Effect" on Performance Variations in Supply Chain Fulfillment: How Information Technology-Enabled Procurement May Help
Autores: Yuliang Yao, Martin Dresner, Kevin Xiaoguo Zhu
Publicação: Information Systems Research
Vol.: 30, No. 4
DOI: 10.1287/isre.2019.0870
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Trabalho e Emprego

Comportamento

Concentração

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.