05/08/2014

Especial Não, Doutor: Não deixe que seu médico faça... - Parte II

Com informações da New Scientist

Coisas que você não deve deixar que seu médico faça

O Diário da Saúde está publicando uma série especial onde os médicos discutem procedimentos que, em muitos casos, podem ser evitados para o bem dos pacientes.

Parte 1 - Transfusão de Sangue



Parte 2 - Fazer cirurgia sexta-feira

Parte 3 - Usar lâminas para depilação

Parte 4 - Implantar a prótese mais moderna

Parte 5 - Check-up geral

Parte 6 - Ressuscitação desnecessária

Parte 7 - Tocar em você sem lavar as mãos

Parte 2. Não deixe que o seu médico... opere você em uma sexta-feira

Algumas pessoas não gostam das segundas-feiras, mas este é um ótimo dia para uma cirurgia.

As cirurgias de emergências devem, naturalmente, ser realizadas sempre que os médicos o aconselharem, mas se você estiver se preparando para qualquer cirurgia não-urgente e lhe for oferecida a escolha do dia, lembre-se que, quanto mais no início da semana você escolher, melhores serão as chances de que tudo corra bem.

Pessoas que passam por cirurgias às sextas-feiras têm um risco de morte 44% maior do que aquelas que entram na faca às segundas-feiras, segundo um estudo publicado no ano passado.

Os pacientes tendem a receber cuidados pós-operatórios piores nos fins de semana porque os hospitais têm menos pessoal, e aqueles que estão por lá tendem a ser iniciantes ou menos experientes. "As primeiras 48 horas são a parte mais crítica da recuperação de um paciente de uma cirurgia," diz o Dr. Paul Aylin, do Imperial College de Londres, que realizou o estudo.

Aylin é rápido em ressaltar, no entanto, que a maioria dos tipos de cirurgias não-urgentes tem um baixo risco de morte - muitas vezes menos de 1% - de forma que um aumento de 44% ainda é um risco pequeno em termos absolutos.

Ainda assim, se é a sua vida que estará em risco, qualquer pequena diferença conta.

Um estudo mais recente demonstrou que o "efeito fim de semana" causou dezenas de mortes de crianças em hospitais dos EUA.


No terceiro artigo da série, que será publicado amanhã, você ficará sabendo um pouco mais sobre raspar seus pêlos antes das cirurgias.

 

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Atendimento Médico-Hospitalar

Ética

Prevenção

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.