29/11/2013

Ei, meus olhos estão aqui em cima!

Redação do Diário da Saúde

As mulheres se dizem capazes de dizer quando os olhos de alguém não estão dirigidos para seu rosto, estando focados, bem, em outro lugar do seu corpo.

E parece haver uma boa razão para usar aquelas camisetas com os dizeres "Meus olhos estão aqui em cima".

O surpreendente é que não são apenas os homens que gostam de olhar para "outras partes" do corpo da mulher - outras mulheres fazem o mesmo quando olham para outras mulheres.

Foi o que mostrou um estudo inédito realizado pelos psicólogos Sarah Gervais e Michael Dodd, da Universidade de Nebraska-Lincoln (EUA).

Ei, meus olhos estão aqui em cima!
Com a tecnologia de rastreamento visual não dá para tentar disfarçar para onde se está olhando.
[Imagem: Craig Chandler/University of Nebraska-Lincoln]

Varredura das partes sexualizadas

Os psicólogos empregaram a mais moderna tecnologia de rastreamento visual para mapear o comportamento visual de homens e mulheres conforme eles e elas avaliavam imagens de diferentes mulheres, com diferentes tipos de corpo.

Quando lhes foi pedido para se concentrarem na aparência de uma mulher, os participantes em larga medida olharam para as mulheres "daquele jeito" - movendo rapidamente os olhos para os seios e "outras partes sexualizadas" da mulher avaliada.

Como esperado, os homens apresentaram esse comportamento visual de forma consistente.

Contudo, os padrões do olhar das mulheres para avaliar outras mulheres também foram semelhantes aos dos homens, fazendo uma "varredura das partes sexualizadas" das outras mulheres.

A única diferença foi que os participantes do sexo masculino avaliaram as mulheres "curvilíneas" de forma mais positiva do que as mulheres com menos curvas, enquanto as voluntárias do sexo feminino avaliaram as mulheres das fotos de forma mais equânime, mesmo tendo avaliado o corpo inteiro.

Isto está de acordo com outros estudos, que já demonstraram que as mulheres também veem homens nus de forma diferente.

Mulher objeto

Ei, meus olhos estão aqui em cima!
Quando as mulheres são objetificadas, elas são percebidas como menos amigáveis, não tão inteligentes ou competentes ou menos morais.
[Imagem: S.J. Gervais/Sex Roles]

Enquanto os homens eram rápidos para fixar os olhos tanto no corpo quanto no rosto dos alvos do sexo feminino, as mulheres em algumas circunstâncias eram mais propensas a se concentrar mais rapidamente no rosto, só depois olhando "para lá".

Os pesquisadores também consideraram importantes os resultados relacionados com o papel da forma do corpo.

Mesmo quando os pesquisadores instruíram os voluntários a se concentrar na personalidade do alvo feminino - uma manipulação para tentar levar o foco para os rostos das imagens - as mulheres com figuras de ampulheta foram percebidas de forma mais positiva do que as mulheres com figuras mais retas pelos participantes do sexo masculino.

Segundo os pesquisadores, as conclusões são importantes porque os "olhares objetificantes" - que veem a mulher como um objeto - podem ter consequências negativas.

Estudos anteriores já mostraram que, quando as mulheres são objetificadas, elas são percebidas como menos amigáveis, não tão inteligentes ou competentes ou menos morais.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Gênero

Sexualidade

Olhos e Visão

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.